Home | Publicação | 28 Diáconos são ordenados na Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), na abertura do II Sínodo Arquidiocesano

Compartilhe:

28 Diáconos são ordenados na Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), na abertura do II Sínodo Arquidiocesano

09/12/2019

28 Diáconos são ordenados na Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), na abertura do II Sínodo Arquidiocesano

A Arquidiocese de Juiz de Fora viveu na tarde do último sábado, 7 de dezembro, um momento definido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, como histórico. Em Santa Missa na Catedral, foram ordenados 28 diáconos, sendo 25 permanentes e 3 transitórios, que serão ordenados sacerdotes em breve. A celebração marcou também o início dos trabalhos do II Sínodo Arquidiocesano.

A Eucaristia foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo Arcebispo de Pouso Alegre (MG), Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e por grande parte do Clero arquidiocesano, além de padres de outras dioceses. Diáconos permanentes também participaram, assim como seminaristas e o povo de Deus que lotou a igreja. O rito das ordenações, com a apresentação dos 28 diáconos, foi iniciado logo após a leitura do Evangelho.

Dom Gil, em sua homilia, lembrou que a celebração era realizada na importante Solenidade da Imaculada Conceição e Tempo do Advento, e mostrou ainda a todos, que estava usando o báculo que foi de Dom Justino José de Santana, primeiro bispo da Diocese de Juiz de Fora. Ele explicou que isso representa a “Igreja que caminha junto também com aqueles que já passaram e fazem parte da história”. Sínodo significa “Caminhar juntos” e Dom Gil ressaltou a revisão que será feita e a ordenação dos novos diáconos.

Todos os diáconos passaram por um longo período de formação. Para os diáconos permanentes foram quatro anos e meio na Escola Diaconal Santo Estevão. Já para os transitórios foram cerca de nove anos de formação no Seminário Santo Antônio. Os senhores casados, que foram ordenados diáconos permanentes, têm entre 36 e 69 anos de idade, e são oriundos de cinco cidades da Arquidiocese: Juiz de Fora, Santos Dumont, Pequeri, Pedro Teixeira e Bom Jardim de Minas. São 13 paróquias representadas. Quanto aos diáconos transitórios, os três permanecerão nas paróquias onde já faziam o estágio pastoral como seminaristas. Diácono João Carlos ficará na Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Bias Fortes. O Diácono Kayo, na Paróquia São Pedro, e o Diácono Leandro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, ambas em Juiz de Fora.

Ao final da Santa Missa, os delegados - missionários sinodais, representando as diversas paróquias, subiram ao altar para serem enviados pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira.

Foram ordenados diáconos transitórios: João Carlos Ventura de Oliveira, Kayo Cerqueira de Paiva e Leandro de Senna Monaia.

Foram ordenados diáconos permanentes: Admilson Renato da Silva, Álvaro Shwenck Spíndola, André Luiz Pereira Machado, André Luiz Teixeira Mendes, Antonio Carlos Gomes, Antonio José de Carvalho Rosa, Antonio Valentino da Silva Neto, Carlos Augusto Duque, Carlos Roberto Buso, Celso Aparecido Rodrigues Melo, Edvaldo Aparecido dos Santos, Erivelton Fernando do Amaral, Hélio Rodrigues de Oliveira, João roberto da Silva, José Antonio Teixeira, José Aparecido do Nascimento Rocha, José Eduardo dos Santos Ribeiro, José Maria da Silva, Luiz Antonio da Cunha, Manoel Espedito da Cunha, Márcio Luiz de Oliveira, Márcio Rosa dos Santos, Mauri Kirchmaier, Senastião Mauricio da Silva e Wagner Luiz de Oliveira.

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND) parabeniza os neo-diáconos, suas famílias e comunidades.

Fonte: https://www.radiocatedraljf.com.br/