Home | Publicação | A Bíblia hoje

Compartilhe:

A Bíblia hoje

05/09/2011

Diácono Wilson dos Santos Costa

Assessor de Comunicação da CND (ENAC), Arquidiocese de Teresina, PI.

As transformações ocorridas nos últimos anos demonstram que o mundo tornou-se pequeno para as relações humanas. Todo esse processo de alteração em curtos intervalos de tempo possui grandes e graves conseqüências que ainda não são possíveis de serem medidas. Neste contexto de globalização, para que serve a Bíblia Sagrada?

Para os cristãos do mundo inteiro a Bíblia serve para: “ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra" (2Timóteo 3, 16).

A Bíblia é o próprio Deus que se mostra a nós através de sua Palavra. Desta forma, devemos acolher a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem Divina. Ela é "viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4, 12).

Também serve para que as pessoas creiam em Cristo (João 20, 30 - 31), para ajudar os cristãos a caminharem (Salmo 118(119), 105), para nossa instrução (1Coríntios 10, 11) e para ajudar-nos a instruir, refutar, corrigir e educar na justiça (2Timóteo 3, 16).

Consciente desta verdade, teremos uma vida mais edificante, contudo, não basta só conhecer a Bíblia, é preciso colocá-la em prática de maneira fiel e criativa (Tiago 1, 22). A Bíblia precisa tornar-se lâmpada que ilumine o caminho, pão que alimente a alma, fogo que incendeie o fervor, rota que conduza à salvação, pulsar que anime o espírito, vida que jamais acabará.

Outra grande pergunta é: como ler a Bíblia? Utilizando o método da Leitura Orante da Palavra, que tem como objetivo alimentar a vida de fé do cristão, fortalecer a união com Deus e animar o cristão. O vaticano II, na Constituição Dogmática “Dei Verbum”, sobre a Revelação Divina diz que: “A Leitura Orante da Palavra é a escuta religiosa e piedosa da leitura sagrada da Escritura” (DV 10).

O Concílio Vaticano II diz que “só pela luz da fé e meditação da Palavra de Deus, pode alguém, sempre e por toda a parte, reconhecer Deus, em quem vivemos e nos movemos e somos (At 17,28), procurar em todo o acontecimento a Sua vontade, ver Cristo em todos os homens”.(Vat. II, Apostolicam Actuositatem, 4)

Assim, podemos deduzir que a leitura e a meditação da Palavra de Deus se tornam fundamentais para quem está em busca do encontro pessoal com Deus. É a Palavra que forma e dá vida ao Cristo em nós, que aos poucos irá nos transformando na imagem de Cristo no mundo e vai revelando o plano e o projeto de Deus em nossa vida.

A leitura orante da Bíblia, portanto, torna-se um meio, um instrumento para aprofundar o que Deus quer da vida de cada um dia após dia, é um exercício que, aos poucos, ajuda a interiorizar as mesmas atitudes e comportamentos que foram do próprio Jesus, que obedeceu ao Pai até o último momento da sua existência.

A pratica da Leitura Orante para ser ação transformadora deve leva em consideração os seguintes passos: leitura (o que diz este texto?), meditação (o que diz o texto?), contemplação (o que diz o texto para mim?), oração (o que o texto me faz dizer a Deus? ), compromisso (que compromisso assumo para a minha vida?) e a vivência (que é a prática do compromisso assumido para a vida). Observe em: I Jo 3,18 “Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade”. Vivendo a Palavra, a vida será uma grande benção.

Mas, antes de iniciar os passos propriamente ditos, é imprescindível que de forma livre ou apoiado em um canto ou oração invoque o Espírito Santo para esse tempo de oração. Sem a força e o auxilio do Espírito Santo de Deus, o esforço será inútil (Jo 16,13). Após, este momento, inicia-se com a vivência do ultimo compromisso assumido na presença de Deus e da palavra de Deus, quando estava praticando a Leitura Orante da Bíblia. Tendo feito a invocação ao Espírito Santo e a analise da Vivência, continua com: a leitura, meditação, contemplação, oração e o compromisso.

Data do artigo: 05/09/2011