Home | Publicação | Compartilhando uma herança espiritual

Compartilhe:

Compartilhando uma herança espiritual

14/06/2010

Diácono Luiz Gonzaga

Arquidiocese de Belém

Após participar de uma reunião de pais de crianças que estão se preparando para receber o Sacramento da Eucaristia, pude observar o quanto toda a responsabilidade da educação espiritual das crianças está sendo jogada pelos referidos pais para os catequistas. É bom lembrar que os pais e a família são os primeiros catequistas, pois a família é chamada a ser "Igreja Doméstica".

O lar deve transmitir um exemplo vivo e eficaz de verdadeiro cristianismo. As crianças devem ser ensinadas a falar com Deus sobre tudo, desde as decisões mais importantes até uma simples busca por uma vaga de estacionamento (Mateus 18,19-20). É preciso que a fé se torne parte da vida diária dos filhos e dos pais. Uma maneira eficiente de se conseguir isso é dispor de tempo para oração em família e leitura da bíblia regularmente e infundir fé na rotina da vida familiar - reunir-se para rezar, cantar, conversar sobre o Senhor, sobre a bíblia, aplicando sempre princípios cristãos às situações da vida diária.

Uma herança espiritual ergue uma muralha de segurança e de proteção ao redor do lar. Que privilégio e responsabilidade maravilhosos para as mulheres, como mães e esposas, é providenciar um ambiente assim para seus entes queridos (Prov.31,18). O privilégio de transmitir essa herança espiritual vai além dos limites do círculo familiar imediato. O eco de um lar verdadeiramente cristão pode espalhar-se e persistir muito tempo depois da influência inicial. Permanecemos fiéis a Deus, porque Ele permanece fiel a nós (Salmo 89,1).

Seria tão bom se todas as famílias cristãs pudessem realizar um pequeno culto em família, não precisa ser longo e árido - apenas uma leitura bíblica ou uma breve oração. Ler a bíblia e rezar deve ter tanta importância para os pais que eles não desistem de tentar incutir esses atos como hábitos na família, mesmo que sejam interrompidos ocasionalmente (Dt.6,7).

Bem poucas famílias cristãs passam algum tempo junto rezando e lendo a bíblia. Como é inestimável a experiência de ter os pais compartilhando verdades espirituais da Palavra de Deus e ouvir a mãe ou o pai pedirem a benção e a proteção de Deus sobre cada membro da família! Arrumar tempo, descobrir a melhor fórmula e ser paciente e persistente são os desafios comuns associados ao culto familiar. A família precisa lutar para ser persistente. Seus filhos desenvolverão amor pelas escrituras e uma confiança habitual no poder da oração.

Toda herança familiar de fidelidade deve começar com alguém. Talvez em sua família o início seja com você. Quem sabe assim, não transferimos demandas, responsabilidades para algo que deve ser nosso papel prioritário.

Que o Espírito Santo nos dê a sabedoria e o discernimento para uma boa educação de nossos filhos e de nossa família.

Data do artigo: 14/06/2010