Home | Publicação | Diácono a Serviço da Vocação

Compartilhe:

Diácono a Serviço da Vocação

22/11/2019

Diácono Zeno Konzen

Presidente da CND

 

O mês de julho nos apresentou vários momentos marcantes e vivenciados com toda dedicação.

1) Dia 06 tivemos a graça de um encontro de estudos da Coordenação Regional de Diáconos - Sul 1, com as coordenações diocesanas daquele regional  na diocese de Jundiaí, onde fomos acolhidos por Dom Vicente Costa na cúria diocesana. Dentro do ano da fé, o Pe. Eneias da mesma diocese, apresentou a encíclica Lumen Fidei do Papa Francisco. Ocorreu também, avaliação e planejamento  do regional que se fez presente em mais de 80% de suas dioceses. Assim, mais uma vez a CND se faz presente em tão importante encontro para o diaconio regional e nacional.

2) De 19 a 21, estivemos participando do 14º Encontro Regional de Diáconos e Esposas do regional do Nordeste 5, na diocese de São Luiz do Maranhão. O Tema debatido foi: Perseverança e Missão na Diaconia. O lema: Fé que nos faz irmãos para seguir (At 2,44). O encontro foi assessorado pelo diácono Júlio Bendinelli, assessor da ENAP/CND. O regional tem 54 diáconos permanentes e há mais de 100 alunos em escolas diaconais. Foi um momento muito importante para aquele regional pela grande participação de diáconos e esposas e também, porque é o primeiro encontro que a diocese de São Luiz organiza sob o pastoreio de Dom José Belisário da Silva, seu Arcebispo. Momento de organizar a parte pastoral e formar diretoria das CDD e também, financeira.  O bispo que acompanha os diáconos no regional é Dom Sebastião Bandeira Coelho, que em certo momento convocou as lideranças para avaliar a caminhada e rearticular o regional. Devido a compromissos de trabalho, o diácono Marco Vinicius não pode estar presente ao encontro, que foi coordenado, então, pelo vice-presidente diácono João Batista. Agradeço a acolhida e a benção de envio que recebi de Dom Sebastião na Santa Missa, por ele presidida no domingo de manhã. Meus sinceros agradecimentos ao Diácono Raimundo Neto e sua esposa que tão bem me acolheram em sua residência.  Muito obrigado ao Diácono Getúlio e esposa e também, ao Ribamar e esposa. Rogo a Deus copiosas bênçãos a todos os diáconos do Brasil e que e força do Espírito Santo permaneça naquela diocese de São Luiz no Maranhão.

3) O terceiro momento forte nesse mês de julho passado, foi sem dúvida, a vinda do Papa Francisco ao nosso querido Brasil para a JMJ e sua passagem pelo Santuário de Aparecida, onde tivemos contato pessoal com nosso Santo Padre, uma experiência inesquecível. Nesses dias em Aparecida pudemos nos relacionar com pessoas de varias regiões do Brasil, com diferentes vivências. Surpreendeu-me a persistência do povo nas filas para retirar sua credencial. Chuva, frio, cansaço, alimentação precária e muita espera. Assim, eu e milhares de pessoas tivemos que superar essas adversidades para participar daquele momento único em nosso país. A diaconia se fez bem representar naquela Santa Missa. Estávamos em mais de 150 diáconos ao lado do altar central, onde fora reservado para os diáconos. Alguns problemas no transporte rodoviário no retorno de todo aquele povo, não havia ônibus suficiente para todos. Recebemos um grande e inesquecível presente com a presença física do Papa Francisco, com sua simplicidade e simpatia que transmitiu ao todos nós brasileiros.

Enfim, chega agosto, mês das vocações com São Lourenço diácono e mártir da Igreja, modelo de fé e patrono diaconal. Eis que não devemos ter medo de nos envolver cada vez mais com Jesus, pois, o Papa e a Igreja precisam de todos nós.

Que Maria Imaculada nos conduza no caminho de Cristo. E, como São Lourenço,  possamos ser seguidores e serviçais da vinha do Senhor.