Home | Publicação | Diáconos de Natal realizaram a primeira experiência de reunião virtual

Compartilhe:

Diáconos de Natal realizaram a primeira experiência de reunião virtual

07/07/2020

Diáconos de Natal realizaram a primeira experiência de reunião virtual

Os Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Natal realizaram a primeira experiência de reunião virtual do grupo, no último sábado, 4 de julho, sob a coordenação do Presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), Diác. Eugênio Lima. A reunião foi proposta diante da ausência dos encontros periódicos, suspensos por causa da Pandemia. Ao todo, participaram 24 diáconos, com uma pauta simples, mas bem significativa: decidir sobre a realização virtual do I Congresso Provincial dos Diáconos Permanentes, antes da Pandemia previsto para o próximo mês de Agosto de forma presencial, e votar a escolha de uma logomarca da CAD, entre duas propostas que já vinham sendo apresentadas.

Após a abertura da reunião pelo Presidente da CAD, Diác. Eugênio, houve a reza das laudes, coordenada pelo Diác. José Bezerra, uma reflexão sobre o Evangelho do dia, pelo Diác. Izanildo Cordeiro, e um momento de reflexão sobre “Espiritualidade Cristã em tempo de Pandemia”, pelo Diác. Manoel Carlos do Nascimento (Diác. Mano). “Estamos vivendo no silêncio do barulho, mas, como nos disse Dom Magno num dos nossos retiros, precisamos perceber o barulho do silêncio”, afirmou o Diác. Manoel Carlos. Ele afirmou que este tempo de Pandemia “é também um tempo de poda… Precisamos ser podados para podermos produzir mais e melhores frutos”, disse. O Diác. Paulo Filizola, após a reflexão do Diác. Manoel Carlos, desafiou a todos: “Como vivenciar a forma comunitária de espiritualidade, neste tempo?”, e em seguida, realçou que “quando nos isolamos e não transmitimos o vírus, estamos sendo solidários com nossos irmãos… O CNPJ morre, mas o CPF só morre se deixarmos. Precisamos ser solidários”, afirmou o Diác. Paulo.

Em seguida, houve a discussão sobre a realização ou não do I Congresso Provincial dos Diáconos Permanentes, com Diáconos da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó, de forma virtual, a maioria aprovou a realização. Após as discussões e ponderações, houve a votação e a maioria decidiu pela realização do Congresso, de forma virtual. O Presidente da CAD ponderou que a realização virtual não impede a realização de um congresso presencial, futuramente, quando passar esse tempo difícil da Pandemia. Em relação à escolha da logomarca da CAD, a votação está sendo feita virtualmente, através do grupo dos Diáconos no WhatsApp.