Home | Publicação | Família e Educação

Compartilhe:

Família e Educação

26/07/2010

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC), Presidente do Regional Sul 1 e agenda da PASCOM diocesana.

"No seio de uma família, a pessoa descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus. Dela recebemos a vida que é a primeira experiência do amor e da fé. O grande tesouro da educação dos filhos na fé consiste na experiência de uma vida familiar que recebe a fé, a conserva, a celebra, a transmite e dá testemunho dela. Os pais devem tomar nova consciência de sua alegre e irrenunciável responsabilidade na formação integral dos filhos." Documento de Aparecida, 118.

Acho que passou despercebida pela imprensa que cobriu a celeuma "Neymar X Dorival Júnior" uma frase do ex-treinador do Santos após a demissão, quando fala sobre EDUCAÇÃO E FAMÍLIA. Embora não criticando a família por causa da falta de educação do jogador - Renê Simões disse que nunca viu alguém tão mal educado como Neymar - Dorival Júnior traz à tona a questão da família como primeira e principal educadora e formadora do caráter da pessoa.

O pai que desculpa as várias más atitudes do filho, o empresário e o clube que vê nele um investimento, ou modo de ganhar muito dinheiro, a família deslumbrada com o fato de ganhar rios de dinheiro através do filho, não é nenhum fato novo. Já vimos e ouvimos muito sobre "mãe de miss", "mãe de modelo", pais de artistas (atores e cantores juvenis), e voltamos à velha discussão: pais que querem se refletir nos filhos ou querem que os filhos sejam (ou pareçam ser) o que não puderam ser ou ter.

A situação do adolescente ou jovem que se emancipam ou alcançam status antes da hora é preocupante. Amadurecem muito cedo ou nunca amadurecem porque são "paparicados", "protegidos", suas más atitudes são logo desculpadas porque são precoces etc. E quando surge alguém para questionar logo surgem as acusações: "você é saudosista", "hoje é tudo permitido porque alcançamos a liberdade que vocês não tiveram".

A Rádio Jovem Pan divulga várias vezes ao dia a frase: "A Família é o Berço de Tudo". Será que isso é saudosismo: É utopia? A educação na família, em especial a educação na fé é coisa superada, se tornou supérflua? São as crianças, os adolescentes e os jovens que não nos ouvem mais, ou somos nós, os adultos, os pais que não temos mais tempo para nossos filhos? Filhos são investimentos futuros como numa bolsa de valores econômica?

Também na Igreja enfrentamos esse problema. Um catequista da Crisma que dá testemunho de namoro cristão, de virgindade até o casamento é alvo de gozações (aconteceu comigo). Temos dificuldade de passar valores, até por causa do distanciamento ou dos problemas familiares (separações, divórcios, crises conjugais). Muitos pais querem que a Igreja resolva a rebeldia, o mau comportamento dos filhos. Esquecem que "a Família é o Berço de Tudo".

Ainda há esperança. Precisamos saber tirar dos momentos de crise aprendizados para a vida. "Deus ama nossas famílias, apesar de tantas feridas e divisões. A presença invocada de Cristo através da oração em família nos ajuda a superar os problemas, a curar as feridas e abre caminhos de esperança. Muitos vazios de lar podem ser atenuados através de serviços prestados pela comunidade eclesial, família de famílias". Documento de Aparecida 119.

Data do artigo: 26/07/2010