Home | Publicação | Festa Diaconal na Diocese de Campina Grande, Paraíba

Compartilhe:

Festa Diaconal na Diocese de Campina Grande, Paraíba

29/04/2019

Festa Diaconal na Diocese de Campina Grande, Paraíba

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Catolé, Campina Grande (PB) ficou pequeno diante do número de fieis que foram prestigiar a ordenação de 14 novos diaconos permanentes para a diocese de Campina Grande. Familiares, parentes, amigos e paroquianos participaram da missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, concelebrada pelo clero diocesano e religioso, na noite desta sexta-feira (26). Foram ordenados os Leitores e Acólitos: Antônio Farias Brito, Antônio Garcia dos Santos, Clodoaldo Muniz, Eduardo Justino, Erik Nóbrega de Morais, Joatan Trindade dos Santos, José Anchieta Nascimento de Araújo, José Leite de Almeida, Manassés da Silva Lima, Marcelo Alves Pereira Eufrásio, Marco Danillo de Lucena Souto, Moacir de Almeida Pereira, Ricardo Soares e Valter Luna.

Acompanhados de suas respectivas esposas, os neo-diáconos receberam o compromisso de auxiliar os presbíteros de 14 paroquias da forania da cidade nos serviços pastorais, bem como dar suporte às comissões e organismos diocesanos.

Como bem lembrou Dom Dulcênio em sua homilia, "cada escolhido tem a responsabilidade de anunciar o Cristo e seguir o seu exemplo de pescador de almas". “Sois revestidos, caros eleitos, da Ordem Diaconal, não para vos anunciardes, mas, unicamente, a Jesus Cristo. É Ele quem tudo realiza, e quer Se utilizar de nós, não para atrairmos à nós mesmos, mas a Ele. Por isso, como homens da Palavra, anunciai, fisgando corações para o Senhor, o Divino Pescador de almas”, ressaltou o pastor diocesano.

Refletindo o Evangelho da noite, da pescaria milagrosa, destacando em especial o convite de Jesus aos discípulos Pedro, Thiago e João, Dom Dulcênio lembrou que a vocação é fruto do chamado divino, e que assim como Pedro esteve atento à presença do Senhor, cada um deve ser no seu serviço ministerial. “O chamado divino aconteceu em vossas vidas, segundo as peculiaridades de cada um de vós. Assim como Pedro esteve atento à presença do Senhor Ressuscitado, estejai prestes ao serviço. É para isto que, de maneira especial, pela Ordem Diaconal, sois vocacionados”, sublinhou o bispo diocesano.

A solene celebração eucarística contou com a presença de padres, diáconos e religiosos de outras dioceses, dentre eles o presidente da Comissão Regional dos Diáconos CRD NE 2, Otacílio França, que deixou sua mensagem de felicitações aos neo-diáconos. O vigário geral da diocese, padre Luciano Guedes manifestou, em nome do clero diocesano, a alegria pela ordenação dos novos membros do clero diocesano, endereçando a eles uma palavra de acolhimento. “A partir de agora vocês formam com o nosso bispo, e conosco, os padres, esta única família, encarregada de testemunhar e anunciar o Evangelho de Nosso Senhor. Sejam bem-vindos”, externou o sacerdote.

Em nome dos recém ordenados, o neo-diácono Anchieta Araújo fez os agradecimentos a todos que colaboraram na concretização da noite: os familiares, os responsáveis pela reativação da escola diocesana, a equipe formativa, coordenada pelo Pe. Assis Pereira, e o apoio e incentivo de Dom Dulcênio. “De forma muito especial somos gratos ao nosso bispo diocesano que abraçou essa causa. Muito obrigado Dom Dulcênio. Sem esse seu apoio não estaríamos aqui hoje sendo ordenados diáconos permanentes”, ressaltou o diácono.

Até o final do segundo semestre a diocese ganhará mais quatro diáconos permanentes; estes serão ordenados em suas respectivas paróquias e foranias.

Fotos: João Saraiva

Colaboração: Diác. Marcelo Alves P. Eufrásio