Home | Publicação | Fim da Campanha da Fraternidade de 2011?

Compartilhe:

Fim da Campanha da Fraternidade de 2011?

12/06/2011

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC), Presidente do Regional Sul 1 e agenda da PASCOM diocesana.

Essa é a pergunta recorrente até em alguns meios da Igreja: no Domingo de Ramos terminou a Campanha da Fraternidade de 2011. Terminou? Há os que defendem que a CF termina realmente no final do Ano Litúrgico, na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo (este ano em 20 de novembro).

Mas a pergunta continua: terminou a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Vida no Planeta”? É certo, para os que exigem uma vida melhor, que não terminou nem terminará. Acredito que a Campanha na verdade começou após o Domingo de Ramos, pois na Quaresma nós refletimos a situação e agora precisamos agir em favor da Vida no Planeta.

Não foi e nem é uma Campanha da Fraternidade simplesmente ecológica, mas que tem uma dinâmica muito extensa. Tem tudo a ver com a Vida em plenitude que Jesus nos oferece. Tem a ver com a responsabilidade de cristãos, que acreditam no Ressuscitado e querem fazer de tudo para que a natureza também ressuscite. Tem a ver com a responsabilidade de cidadãos, que querem o melhor para si e seus filhos, e para a geração futura: um mundo mais organizado, menos poluído, com água e ar para todos.

E, principalmente, é uma questão de política educacional. É necessária a conscientização do cidadão para que o lixo produzido não vá para lugares onde não deveriam estar; que seja reciclado o que pode ser reciclado. Nas escolas e nos lares sejam desenvolvidos projetos de educação ambiental. Que as comunidades religiosas se empenhem nesse trabalho de conscientização. Que a Igreja exerça seu papel preponderante de ação social.v

“A tese de que o atual aquecimento global é fruto da ação humana, em virtude do aumento das emissões de gases de efeito estufa no período pós-industrial, foi elaborada a partir dos estudos de um grande grupo de especialistas do clima e pesquisadores de outras áreas do conhecimento, constituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).” (Manual da CF 2011, pág. 17). Eis mais uma prova de que a CF 2011 não terminou, mas começou: o trabalho de discussão das propostas, de ação ambiental. Da criação de Conselhos Municipais de Meio Ambiente, a parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que já foi oferecida à Igreja para desenvolver projetos de defesa do meio ambiente.

Mãos à obra! Coragem! Cristo Ressuscitou, Aleluia!

Data do artigo: 12/06/2011