Home | Publicação | Frases de sabedoria no desespero

Compartilhe:

Frases de sabedoria no desespero

01/11/2010

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC), Presidente do Regional Sul 1 e agenda da PASCOM diocesana.

Às vezes, num momento extremo de dor, pessoas falam frases marcantes, que ficam na memória de quem ouve como máximas de sabedoria. Pude experimentar isso nos dias 29 e 30 de outubro deste ano.

Ao abrir e-mails deparei com um apelo de um jovem em favor de seu pai, em estado grave num hospital. Rafael, filho do Diácono Rosário Guagliano Filho, de Jundiaí, diante da gravidade da situação do pai fez este apelo: "Meu pai sempre me disse que todos os diáconos são irmãos, então, por favor, juntem-se e orem pelo irmão de vocês".

Infelizmente no mesmo dia o Diácono Rosário faleceu. Ao mostrar minha solidariedade à esposa Miltes e aos filhos, ouvi do Rafael esta frase: "Meu pai sempre acreditou e falou sobre a ressurreição. Ele está passando por aquilo em que sempre acreditou e testemunhou". Entendi nessa frase certo desespero pela separação, mas uma íntima alegria por saber que seu pai teria a recompensa dada aos justos e aos que testemunham o Senhor Jesus.

Em seguida disse: "Antes, era Nossa Senhora do Rosário (em alusão ao pai). Agora, no céu, é Rosário de Nossa Senhora". Entendi como belíssima a frase e o entendimento do filho. Seu pai sempre orou em família e testemunhou a devoção a Maria com o título de Nossa Senhora do Rosário. No final da Missa de Exéquias Rafael teve a oportunidade, em nome da família, de falar na despedida do Diácono Rosário. Da narrativa sobre a vida do Diácono, marcou-me as coincidências (ou Providência Divina): ao ser batizado, foi consagrado á Nossa Senhora do Rosário; foi, quando adolescente, seminarista salesiano. Sua ordenação Diaconal Permanente ocorreu no dia 31 de janeiro de 2003, Dia de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana; seu falecimento ocorreu em outubro, Mês Missionário e Mês do Rosário; o velório e a Missa de Corpo presente ocorreram na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Jundiaí, Santuário Eucarístico Diocesano.

Diácono Rosário foi sempre um defensor da vida. Seu trabalho na Diaconia Hospitalar de Jundiaí foi de uma dedicação ímpar. Muito criativo e dedicado, foi o organizador do Seminário de Bioética Diocesano, que já teve duas edições. A Diaconia Hospitalar de Jundiaí, sob seus cuidados, foi modelo para outras dioceses que implantaram ou pretendem implantar o serviço.

"Servo bom e fiel, já que fostes fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor (Mt 25, 21). Descanse em Paz!!!

Data do artigo: 01/11/2010