Home | Publicação | João, o que prepara os caminhos do Senhor

Compartilhe:

João, o que prepara os caminhos do Senhor

22/11/2019

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Ele, esse filho da velhice de Isabel e de Zacarias, esse João, parecia grande. Sua figura enchia os olhos. Alguns pensavam que ele fosse o Messias. Uma dúvida pairava no ar. João na admitia que as pessoas se fixassem nele. Sua missão era, de fato, preparar os caminhos do Senhor. Uma vez na prisão, segundo Mateus, João enviou discípulos a Jesus. Ele deveriam fazer uma pergunta: És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?

Jesus responde solenemente: Sim, eu sou o que todos esperam. Contem a João que os cegos recuperam a vista, que os paralíticos andam com toda agilidade, os cegos enxergam, os pobres são evangelizados. Eu sou aquele que tinha que viver. Realizo em minha vida a palavra do profeta: “Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um servo e se desatará a língua dos mudos. Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e de contentamento,não mais conhecerão a dor e o pranto”.

Não havia dúvidas. João não era o Messias. O Messias estava lá, no meio do povo.
E Jesus faz o elogio desse homem chamado João. Lá, no deserto não estava um homem de roupas finas, mas o preparador dos caminhos do Senhor. “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, é alguém que mais do que um profeta.

É dele que está escrito: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram,nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele”.

Agostinho escreve sobre o aplainar os caminhos do Senhor: “O que significa: Aplainai o caminho, senão: Orai como se deve orar? O que significa ainda: Aplainai o caminho, senão: Tende pensamentos humildes Imitai o exemplo de João. Julgam que é o Cristo e ele diz não ser aquele que julgam; não se aproveita do erro alheio para uma afirmação pessoal. Se tivesse dito: “Eu sou o Cristo”, facilmente teriam acreditado nele, pois era considerado como tal antes que o dissesse. Mas não disse; pelo contrário, reconheceu o que era, disse que não era, foi humilde. Viu de onde lhe vinha a salvação; compreendeu que era uma lâmpada e temeu que o vento do orgulho pudesse apagá-la” (Lecionário monástico I, p. 158).

No deserto como na prisão, em sua pregação revestida de autoridade e na pergunta humilde, João continua esperando aquele que vem. João é o homem da espera. É o homem que vive sob o sinal da graça. Recebeu de graça da vida (João significa “o Senhor concede graça” e espera a graça do Messias. Abre os lugares de morte e de fechamento que são o deserto e a prisão para a vida e para a liberdade. Sua espera se torna esperança para as multidões que o procuravam no deserto e para os discípulos que o procuraram na prisão. A espera cristã da vinda do Senhor é dom de esperança para os homens.

Fonte: http://www.padrefelix.com.br/