Home | Publicação | "Paróquia jesuíta"

Compartilhe:

"Paróquia jesuíta"

01/05/2011

Diácono José Nunes

Arquidiocese da Paraíba

Cada diácono, servindo numa paróquia, inevitavelmente, é conduzido a refletir sobre seu trabalho pastoral depois de algum tempo. Essa inquietude é externada por integrantes da Comissão dos Diáconos da Arquidiocese da Paraíba, trazendo à luz a preocupação de Dom Aldo Pagotto, sempre a nos pedir avanços e frutos da ação pastoral integrada.

Atuando numa paróquia conduzida por jesuítas desde a ordenação, em 12 de dezembro de 2008, as funções exercidas foram o prolongamento de uma convivência de quase trinta anos, tempo que residimos no mesmo bairro.

Como estamos numa região da cidade composta de diferentes problemas sociais, com a classe média rodeada de vizinhos paupérrimos, a preocupação em servir a todos aumenta e exige perspicácia e redobrada dedicação de nossa parte.

A convivência partilhada nesta “paróquia jesuíta” é na expectativa de avançarmos para novos mares e construímos uma visão modelar acerca de problemas que trazem angústia ao seio das comunidades.

Na caminhada com os jesuítas observo cinco características ou dimensões de comunidade para plena interação com a vida cristã e eclesial – somos três padres e um diácono - vivendo plenamente seus carismas e seus dons: fé em Jesus Cristo e no seu Reino, fraternidade, missão, solidariedade e Liturgia.

Traços que se cruzam e dão dimensão ao trabalho na paróquia, pois o grupo prioriza o universo composto de povos e cultura diferentes, onde todos são convidados a viver permanente processo de salvação (Col 1,17-18; Ef 1,3-6).

Depois de dois anos e seis meses de trabalho colegiado, sob a coordenação pastoral de jesuítas, percebo quanto tem sido gratificante olhar a acolhida ao projeto de evangelização nesta parte da cidade de João Pessoa, Capital da Paraíba.

O modelo de Igreja proposto por Medellín e outras Conferências, a exemplo de Aparecida, tem sido possível vivenciar aqui, apesar de limitações.

Mesmo diante dos problemas enfrentados, é possível tornar visível a comunhão (koinonia), serviços e ministérios (diakonia), anúncio missionário (kérigma) e a celebração da vida (liturgia). Daí, tentarmos atingir a dimensão real, profética e sacerdotal nesta “paróquia jesuíta”.

Data do artigo: maio de 2011