Home | Publicação | Realizado no Vaticano o 1º Congresso Mundial da Pessoa Idosa

Compartilhe:

Realizado no Vaticano o 1º Congresso Mundial da Pessoa Idosa

11/02/2020

Realizado no Vaticano o 1º Congresso Mundial da Pessoa Idosa

O Vaticano acolheu o 1º Congresso Mundial da Pessoa Idosa nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2020, com o tema: “A Riqueza dos Anos”. Participaram do evento 550 pessoas, representando mais de 50 países, entre bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos agentes da Pastoral da Pessoa Idosa. O Brasil esteve representado por 169 agentes. O diácono Mauro Nunes da Silva, de Cajamar, Assessor da Pastoral da Pessoa Idosa, representou a Diocese de Jundiaí.

"A riqueza dos anos é riqueza das pessoas, de cada pessoa que que tem muitos anos de vida, experiência e história. É o tesouro precioso que toma forma no percurso da vida de cada homem e mulher, qualquer que seja a sua origem, proveniência, condição social ou econômica. A vida é um dom, e quando é longa é um privilégio, para si e para os outros. Por isso, agradeço a todos que dedicam energias pastorais às Pessoas Idosas. Não tenham medo, tomem iniciativas, ajude seus Bispos e dioceses a promover o serviço pastoral dos idosos e aos idosos. Não desanime, vá em frente! O Dicastério para Leigos, Família e Vida, continuará a acompanhá-lo neste trabalho!" Este foi um trecho do discurso do Papa Francisco, na audiência de encerramento do Congresso.

“O Congresso foi muito rico em conteúdo, altíssimo nível, momentos de grande troca de experiências e confraternização”, afirmou o diácono Mauro. O encerramento, no dia 31, aconteceu com a santa missa na Basílica de São Pedro, às 9h30, e ao final, o Santo Padre recebeu os congressistas em audiência, e fez questão de cumprimentar a todos, um por um.

Colaboração: Diácono Mauro Nunes da Silva, Diocese de Jundiaí