Home | Publicação | Relatório de Atividades da Presidência da CND - 2019

Relatório de Atividades da Presidência da CND - 2019

23/11/2019

A nova Presidência da Comissão Nacional de Diáconos (CND) foi eleita na XI Assembleia Geral e Eletiva, realizada nos dias 4 a 7 de abril de 2019, no Centro Pastoral “Dom Fernando” da Arquidiocese de Goiânia (GO). Foram eleitos: Diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), CRD N 1, Presidente; Diácono Julio Cesar Bendinelli CRD Leste 2, Vice-presidente; Diácono José de Oliveira Cavalcanti (Cory), CRD NE 1, Secretário; Diácono Hamilton dos Santos Nascimento, CRD CO, 2º Secretário; Diácono Antonio Oliveira dos Santos, CRD N 3, Tesoureiro; Diácono Rozinaldo Mota Trovão, CRD N 1, 2º Tesoureiro.

ATIVIDADES:

• 16 de abril: Presidente anuncia os primeiros trabalhos da Missão.
  • 19 de abril: Presidente da CND é homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas. Por iniciativa do deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas prestou significativa homenagem ao Diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), cumprimentando-o pela eleição para a presidência da Comissão Nacional dos Diáconos. O documento de congratulações é datado de 10 de abril de 2019, Plenário de Sessão.
  • 21 de abril: Mensagem Pascal do Presidente da CND.
  • 21 de abril:  Presidência da CND anuncia Equipe de Assessoria.
  • 25 de abril: O presidente da CND, diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho) reuniu-se com membros da Amazon Relief, instituição americana que financia projetos sociais no Estado de Amazonas, tendo como objetivo solicitar ajuda para aquisição da sede da CND em Brasília (DF).
  • 27 de abril: No sábado (27), o presidente diácono Chiquinho recebeu a visita do diácono Rudi e sua esposa Orlanda, provenientes da Prelazia de Humaitá, sul do Amazonas, Regional Noroeste.
  • 29 de abril: O diácono Chiquinho embarcou rumo a Aparecida (SP), para participar da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, representando o diaconado nacional.
  • 29 de abril: Mensagem da Presidência da CND aos Ordenados da Diocese de Campina Grande (PB).
  • 30 de abril: Mensagem da Comissão Nacional de Diáconos pelo Dia do Trabalhador.
  • 08 de maio: Dom João Salm é o novo presidente da Comissão de Ministérios Ordenados da CNBB.
  • 13 de maio: Comunicado da Presidência da CND aos bispos em Aparecida (SP).
  • 28 e 29 de maio: O presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho) participou da primeira reunião do CONSEP - Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB após a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que elegeu a nova Presidência da Entidade.
  • 21 a 23 de junho: Primeira reunião da Presidência da CND, no Centro Cultural Missionário de Brasília, DF. Participaram da reunião os integrantes da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação - ENAC e o assessor de Relações Internacionais da CND, diácono Alberto Magno Carvalho de Melo.
  • 24 de junho: Mensagem da Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos - CND ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
  • 23 de junho: Mensagem da presidência aos Diáconos do Brasil, em relação às metas elencadas na XI Assembleia Geral e Eletiva de Goiânia.
  • 26 de junho: CND parabeniza nova presidente do Laicato do Brasil.
  • 06 de julho: Nota de solidariedade a Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, pelo falecimento de sua irmã.
  • 20 de julho: Presidente da CND participa de Assembleia da CRD Nordeste 5.
  • 30 de julho: CND convoca para Reunião Ampliada do Conselho Consultivo em Brasília (DF).
  • 04 de agosto: Mensagem da CND aos participantes do Encontro da Família Diaconal do Regional Centro Oeste.
  • 04 de agosto: Mensagem da CND ao Bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM).
  • 10 de agosto: Mensagem da Presidência da CND aos diáconos e respectivas famílias pelo Dia de São Lourenço, diácono e mártir, Padroeiro dos Diáconos.
  • 10 de agosto: Mensagem da CND ao Arcebispo Metropolitano de Natal (RN).
  • 10 de agosto: Mensagem da Comissão Nacional dos Diáconos ao Bispo Diocesano de Rio Branco (AC).
  • 10 de agosto: Mensagem da CND ao Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto (SP).
  • 18 de agosto: Mensagem da Presidência da CND aos Religiosos do Brasil.
  • 21 de agosto: Presidente da CND participou do CONSEP (Conselho Permanente) da CNBB em Brasília (DF).
  • 22 a 24 de agosto: Conselho Consultivo da CND realiza reunião ampliada em Brasília.
  • 06 de setembro: Mensagem da Presidência da CND para o Dia da Pátria, 7 de setembro.
  • 07 de setembro: Saudação da CND aos participantes do IV Congresso Vocacional do Brasil.
  • 20 a 22 de setembro: O diácono Julio Cesar Bendinelli dirigiu o Retiro Espiritual dos diáconos e suas digníssimas esposas na Arquidiocese de São Salvador na Bahia, Sé Primacial do Brasil.
  • 21 de setembro: É feito o anúncio de que o Diácono Chiquinho representará a CND no Sínodo para a Amazônia no Vaticano.
  • 04 de outubro: Presidente da CND envia mensagem ao embarcar para o Sínodo para a Amazônia no Vaticano.
  • 06 a 13 de outubro: Atividades do Presidente da CND no Sínodo para a Amazônia – Apresentação dos participantes; pronunciamento em sessão; cerimônia de canonização de Santa Dulce dos Pobres.
  • 18 a 20 de outubro: O diácono Julio Cesar Bendinelli dirigiu o Retiro Espiritual dos diáconos da Diocese de Ponta Grossa, no Paraná.
  • 27 de outubro: O diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) e um dos brasileiros delegados sinodais, serviu o Altar na missa de encerramento do Sínodo para a Amazônia.
  • 30 de outubro: Saudação da CND a Dom Edson José Oriolo dos Santos, indicado bispo para a Diocese de Leopoldina (MG).
  • 05 de novembro: Presidência da CND divulga o Calendário de 2020.
  • 06 de novembro: Mensagem da CND sobre criação de Arquidiocese, Diocese e Prelazia e nomeação de bispos.
  • 06 de novembro: Nota de pesar da Presidência da CND pelo falecimento do diácono José Tarcísio Bartzen, da Diocese de Blumenau (SC).
  • 18 de novembro: Mensagem da CND aos participantes da XXIV Assembleia Geral da CNIS – Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil.
  • 19 de novembro: Participação da Presidência da CND em entrevista coletiva pós-Sinodal, no Centro Diocesano São José de Manaus (AM).
  • 20 de novembro: Mensagem da CND para o Dia Nacional da Consciência Negra.
  • 22 a 24 de novembro: O diácono Julio Cesar Bendinelli, Vice-presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), estará em missão na Bahia para dirigir o Retiro Espiritual anual dos diáconos e esposas da Sé Primacial do Brasil, Salvador.