Home | Publicação | Semana São Lourenço

Compartilhe:

Semana São Lourenço

02/08/2020

Semana São Lourenço

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho

Chegamos ao mês de Agosto: O mês dedicado às vocações!
"Amados e chamados por Deus" é o tema do Mês Vocacional de 2020

"És precioso a meus olhos... Eu te amo!" (cf. Is 43,4)

A vocação ao Ministério Ordenado, à Vida Consagrada e aos Ministérios Laicos, mais do que estruturas, meios e condições, é fruto da prece da Igreja viva; da oração da Igreja viva, de muitos joelhos que se dobram ao longo do tempo, pedindo ao Senhor da messe, que envie operários, homens e mulheres disponíveis e generosos, para uma igreja pobre com os pobres; uma Igreja missionária; uma Igreja em saída; uma igreja serviçal; ativamente social a partir dos valores do Evangelho.

Vocação é, e sempre será, responsabilidade pessoal e coletiva. Todos nós devemos assumir o protagonismo no cuidado, no zelo, no acompanhamento e no discernimento vocacional.

Nós, enquanto Comissão Nacional dos Diáconos, estamos focados no apoio, e na promoção de uma cultura vocacional, capaz de responder aos desafios do tempo presente. A Igreja, para cumprir o seu papel no mundo, necessita de ministros vocacionados para tal. Portanto, meu irmão e minha irmã, boa animação vocacional, com esta belíssima declaração de amor do Pai: “És precioso a meus olhos... Eu te amo”! E que Deus nos atenda e abençoe!

* Diácono Francisco Pontes (Chiquinho) é Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND)