Home | Publicação | Uma paróquia missionária

Compartilhe:

Uma paróquia missionária

24/10/2008

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC) e Presidente do Regional Sul 1

Muitos se perguntam: porque se fala tanto em missão? Outros questionam: é preciso fazer Missão na Paróquia? Missão não é para lugares distantes?

A realidade que vivemos hoje exige a necessidade de uma Pastoral Urbana organizada e objetiva, que atinja a todos, pobres e ricos, participantes ou afastados da Igreja.

A experiência paroquial de "sair" do templo e ir ao "encontro" das pessoas começa a produzir frutos. Nas festas dos padroeiros das comunidades, nos mais diversos eventos paroquiais, nos ambientes de trabalho e de estudo, nas casas, praças, ruas, sempre há uma motivação missionária diante da urgente necessidade de uma Pastoral Urbana. É necessário ir ao encontro das pessoas, em especial dos afastados da Igreja.

Os testemunhos dos missionários e das missionárias enriquecem a Paróquia. Os testemunhos dos evangelizados mostram os frutos da Missão. Sem muito alarde, confiantes na ação do Espírito Santo, os missionários escutam, aprendem e anunciam.

O Diácono, por estar mais próximo da comunidade, vivendo mais de perto o dia-a-dia do povo, tem mais oportunidades de estar em missão. Como animador de comunidades, deve ouvir com maior atenção (escuta – discipulado); deve se esforçar na formação permanente (aprende - Pentecostes); deve anunciar com poder (anuncia – comunidade missionária).

A Igreja espera de cada um de nós atitudes firmes. Queremos estar atentos aos subsídios que virão da Assembléia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo), cujo tema é "Como formar missionários nas Paróquias". Aguardamos com renovado inte-resse as propostas de formação que virão do Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais em Brasília (novembro). A Paróquia precisa de diáconos atentos às suas necessidades. Os Párocos devem apoiar os seus diáconos, para existir comunhão. A necessidade de formar pequenas comunidades, de setorização da Paróquia, vai exigir mais dedicação dos diáconos e, consequentemente mais formação. Isso é muito positivo.

Que Deus nos ajude. São Lourenço, rogai por nós!!! 

Data do artigo: 24/10/2008