Home | Publicação | A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Compartilhe:

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

15/01/2022

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Paulo Monteiro da Silva 
Associação Maria Regina Cardium

A família é a base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que as guiarão durante a vida. Nela se adquirem a noção de respeito com cada pessoa, o sense de hierarquia e da mútua convivência, os sentimentos de fraternidade e de amor ao próximo, como também a responsabilidade pelos próprios atos e o uso correto da liberdade, que se refletirão depois na existência social.

No lar, os filhos aprendem as boas maneiras, formam o caráter, adquirem senso de justiça e honestidade. É em casa que os pequenos criam o hábito de dizer sempre a verdade e reconhecem a importância do trabalho.

Por essa razão, a Igreja Católica sempre deu grande importância à instituição familiar, tratando-a como o núcleo inicial e insubstituível onde se transmitem, não apenas os valores humanos básicos, mas sobretudo a fé e os princípios cristãos às gerações. Lembrando que a família abrange não só os pais e filhos, mas também avós e antepassados, a Igreja nos ensina que ela é o ambiente no qual o homem pode nascer com dignidade, crescer e desenvolver-se de maneira integral.