Home | Publicação | Diácono Lando Rogério Kroetz, 50 anos de ordenação Diaconal

Compartilhe:

Diácono Lando Rogério Kroetz, 50 anos de ordenação Diaconal

11/05/2020

Diácono Lando Rogério Kroetz, 50 anos de ordenação Diaconal

1970 – 2020 - 50 anos de Ordenação diaconal com muita dedicação e amor à Família e à Igreja!

O Diácono Lando, da Arquidiocese de Curitiba (PR), completou no dia 19 de abril de 2020 50 anos de Ordenação Diaconal Permanente. A datas foi comemorada pelo diaconado arquidiocesano de maneira virtual, em virtude da pandemia de coronavírus. Cada diácono ofereceu suas orações pelo caríssimo diácono, por suas Bodas de Ouro de Ordenação. O Conselho Arquidiocesano dos Diáconos da Arquidiocese de Curitiba compartilha um breve histórico sobre o Diácono Lando.

Nascido no dia 19 de fevereiro de 1940, em Porto União (SC), é casado a 56 anos com Neusa Carmen Araújo Kroetz, com a qual teve 7 filhos e tem 14 netos. Foi ordenado no dia 19 de abril de 1970 na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Porto União (SC), pela imposição das mãos de Dom Orlando Dotti. Foi Professor de História da Igreja no Studium Teologicum e no curso de filosofia Bom Pastor. Também foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. É doutor em História Econômica pela USP.  

Nestes 50 anos de diaconado, diácono Lando trabalhou apenas 4 anos na sua Paróquia de origem, pois a pedido de dom Orlando Dotti foi para Curitiba para fazer Mestrado em História na Universidade Federal do Paraná. Estudando e residindo em Curitiba, exerceu seu ministério diaconal nas Paróquias São Vicente de Paula, São José, Santa Felicidade e Nossa Senhora de Guadalupe. Atualmente serve na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Em 1987 foi eleito Secretário da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) e, posteriormente, fundou e foi presidente durante 11 anos da Comissão Regional dos Diáconos – CRD Sul 2. Durante 8 anos foi membro do Conselho do Centro Internacional do Diaconado. Juntamente com Dom Pedro Fedalto, Dom Ládislau Biernaski e Dom Moacir José Vitti, arcebispos de Curitiba, deu início à Escola Diaconal São Filipe, onde foi Diretor durante 10 anos. Nessa ocasião a escola contou com noventa candidatos dos quais foram ordenados 70.

Rezemos para que Nossa Senhora da Luz cubra com seu manto e conceda muita saúde e felicidade. Rezamos pela sua família para que continue presente e em especial sua esposa que sempre ao seu lado guarda e registra em seu coração os momentos de sua vida, seja no ministério, seja como esposa.

Parabéns Diácono Lando Rogério Kroetz. São os sinceros agradecimentos pela sua contribuição na caminhada diaconal em nossa Arquidiocese de Curitiba e também a na CRD-Sul 2 e na CND.

A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos parabeniza o caríssimo Diácono Lando, invocando a intercessão de São Lourenço e Nossa Senhora Aparecida.

Colaboração: Diácono Marcio Domingos Gardin – Presidente da CAD de Curitiba (PR)