Home | Publicação | RELATO DA VIAGEM DO PRESIDENTE DA CND AO RIO GRANDE DO SUL

Compartilhe:

RELATO DA VIAGEM DO PRESIDENTE DA CND AO RIO GRANDE DO SUL

30/04/2022

RELATO DA VIAGEM DO PRESIDENTE DA CND AO RIO GRANDE DO SUL

Caríssimos irmãos diáconos e esposas, saúde e paz!

Como é do conhecimento dos senhores diáconos, estive em viagem ao Estado do Rio Grande Sul, neste último mês de março, para cumprir agenda participando da posse canônica de Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e bispo referencial para os Diáconos no país, como bispo titular da Diocese de Novo Hamburgo (RS), representando assim, a nossa amada Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil – CND/BRASIL. Com forte participação popular e uma presença bastante expressiva do clero local e de outras dioceses do Estado e, também de outras regiões do país, o novo bispo foi acolhido com grande entusiasmo e esperança.

O ambiente bastante fraterno nos possibilitou dialogar com vários irmãos diáconos, presbíteros, bispos, sempre em busca de informações e respondendo indagações a respeito de nossas atividades em nível de país. O contentamento de nossos bispos em relação ao serviço de nossos diáconos em suas dioceses, pôde ser sentido no relato profundo dos testemunhos e no semblante satisfeito e agradecido de boa parte deles. Como é bom ouvir coisas agradáveis acerca do serviço abnegado desempenhado por nossos diáconos em muitas realidades desafiadoras que só ele conhece e se dispõe ao enfrentamento diário.

Um outro aspecto de nossa viagem que gostaria de partilhar com todos é sem dúvida, a visita que fizemos à Arquidiocese de Santa Maria, Santuário de Schoenstatt, Monte Tabor e Casa Museu, sonho acalentado desde quando tive as primeiras informações sobre a vida e a obra do Servo de Deus, diácono João Luiz Pozzobon, incansável peregrino, profundamente humano, esposo e Pai exemplar, defensor da família, amante da simplicidade que conseguiu com o seu testemunho,  ser um instrumento evangelizador em saída, que transformou vidas, fruto de sua experiência com Jesus e uma forte e íntima relação com a Mãe Três Vezes Admirável.

João, o pobre Servo, o pobre peregrino e diácono, como se referia a si mesmo, tinha uma consciência clara dos efeitos dos sacramentos em sua caminhada de fé e missão. O encanto pelo projeto de Deus em sua vida foi entendido desde muito cedo. Foi de uma entrega impressionante, total, que teve o Santuário como grande fonte de descoberta, inspiração e a certeza inequívoca do chamado ao serviço e à missão.

Percorrer com serenidade e espírito orante esses lugares de peregrinação nos dá a convicção de um ambiente perfeitamente favorável e revelador de inúmeras virtudes que configuravam o ser diaconal e o espírito eclesial tão arraigado, que motivou, animou e norteou o diácono João Luiz Pozzobon, no caminho da santidade.

A Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano de Santa Maria, a minha gratidão pelo carinho e acolhida, por ocasião de nossa estada na Arquidiocese. Às irmãs do Santuário de Schoenstatt, grato pela atenção, acolhida e os presentes a nós ofertados. A celebração Eucarística com todas as irmãs no Santuário foi bela, marcante e inesquecível.

Aos meus irmãos diáconos e esposas do Regional Sul III, sei que um obrigado é muito pouco para expressar tamanha gratidão por tudo que fizeram para que esta nossa visita fosse exitosa e segundo a vontade de Deus. Diácono Flávio Antonio e Vera, valeu! Diácono Roberto Castilhos Nunes e Josy, valeu!

Grato a Deus nosso Pai e com as bênçãos da Mãe Peregrina Três Vezes Admirável, na intercessão do Servo de Deus, diácono João Luiz Pozzobon,

Diácono Francisco S. Pontes Filho

Presidente da CND/BRASIL

Arquidiocese de Manaus/AM.