RETIRO ANUAL DOS DIÁCONOS DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ (SP), FOI REALIZADO EM ATIBAIA (SP)
22/10/2024
Nos dias 18 a 20 de outubro 2024, os Diáconos Permanentes da Diocese de Santo André (SP) se reuniram na Casa das Irmãs de Maria de Schoenstatt na Cidade de Atibia (SP) para seu retiro anual canônico.
Foi um momento de grande espiritualidade, um reencontro com o primeiro amor, uma profunda experiência do Amor de Deus, vivenciados nos momentos de partilha e de estreitamento dos laços como família diaconal.
A data de 18 de outubro de 2024 é significativa, pois o Movimento de Schoenstatt comemorou seus 110 anos de fundação pelo Padre José Kentenich na cidade de Valendar, na Alemanha. Um grande personagem da história do movimento no Brasil foi Diácono João Luiz Pozobom, de Santa Maria (RS), hoje Servo de Deus. João Pozobom foi ordenado Diácono Permanente no dia 30 de dezembro de 1972, em Santa Maria. Toda a sua vida e atividades foram impulsionadas pela Aliança de Amor: amor à Mãe Três Vezes Admirável, a “Mãe e Rainha”, como ternamente ele a chamava; amor e vinculação ao Santuário, de onde recebia, como ele mesmo confessava, todas as forças e graças para o desempenho de sua missão; amor e fidelidade ao psdre José Kentenich, Fundador e Pai da Família de Schoenstatt, de quem o diácono João Pozobom se considerava um “aluninho”.
A vida de oração, que ele tanto incentivava, era levada muito a sério por ele próprio. Chegou a rezar até quinze rosários por dia. Em 1979, viaja a Europa com a Mãe Peregrina, visitando Schoenstatt e Roma. A Mãe Peregrina Original – como é conhecida a imagem que o acompanhava – recebe as graças do Santuário Original, também é abençoada pelo Papa João Paulo II em Roma.
Em 27 de junho de 1985, é atropelado por um caminhão, a caminho para a Santa Missa no Santuário, e veio a falecer. Seu processo de beatificação foi aberto em 1994, na Diocese de Santa Maria. Atualmente corre em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos.
Que nós Diáconos de Todo Brasil peçamos a intercessão do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozobom, para exercer nosso ministério com exemplo e dignidade e as bênçãos e testemunhos de vida em nosso ministério. Que Maria, Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, interceda por todos os diáconos de nosso Brasil.
* Colaboração: Diácono João Lázaro da Silva - Diocese Santo André (SP)
Vice-presidente da CRD SUL I