12 NOVOS DIÁCONOS PARA A ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO (RJ)
10/12/2023
“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” (Jo 15,16) é o lema dos 12 novos diáconos permanentes que escolheram Santa Clara como padroeira da turma. Vocacionados para o serviço do Altar, da Palavra e da Caridade, eles receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem pelas mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, durante Santa Missa realizada na Catedral de São Sebastião, no dia 9 de dezembro, às 8h30.
A ordenação aconteceu depois de cinco anos de formação, um de propedêutico e quatro de estudos teológicos, na Escola Diaconal Santo Efrém, que tem como diretor o padre Jorge André Pimentel. Em preparação à ordenação como diáconos permanentes, a Turma Santa Clara participou de um retiro espiritual, no Mosteiro de São Bento, no Centro, de 4 a 9 de dezembro, sob a orientação do bispo emérito da Diocese de Guanhães (MG), Dom Jeremias Antônio de Jesus.
Foram ordenados: Carlos Alexandre Souza de Aguiar, Cassios Cleiton Nery de Mesquita, Celso das Chagas Costa, Dimas Ramos Cardoso, Eugênio Lopes Pereira Júnior, Fernando Farias Ferreira, Márcio Luis Curty Fernandes da Cunha, Marcus Vinícius Coelho Chiavegatto, Maurício Ferreira Lopes, Paulo Cesar de Andrade Santos, Ricardo Antonio Sabino de Figueiredo e Thiago Mariz Esteves de Souza.
Enviado através do diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), de Manaus (AM)