Home | Publicação | 5ª ASSEMBLEIA DOS DIÁCONOS DA CRD NORTE 1 TRABALHA A SINONALIDADE NO MINISTÉRIO DIACONAL

Compartilhe:

5ª ASSEMBLEIA DOS DIÁCONOS DA CRD NORTE 1 TRABALHA A SINONALIDADE NO MINISTÉRIO DIACONAL

06/08/2022

5ª ASSEMBLEIA DOS DIÁCONOS DA CRD NORTE 1 TRABALHA A SINONALIDADE NO MINISTÉRIO DIACONAL

https://arquidiocesedemanaus.org.br/

A 5º Assembleia dos Diáconos do Regional Norte 1, reuniu no Centro de Treinamento Maromba entre os dias 22 e 24 de julho, 51 diáconos permanentes, com a presença de representantes dos municípios de Parintins, Tefé e Borba. O tema refletido “A Sinodalidade no ministério diaconal” contando com a presença de representantes não só da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), mas também da Comissão Regional dos Diáconos (CRD) e da Comissão Nacional dos Diáconos (CND). O encontro foi o primeiro presencial após o período da pandemia e foi dividido em três momentos expressivos do serviço diaconal no Regional.

1º dia de encontro: Recepção dos diáconos, credenciamento, ambientação e momento de convivência. “O objetivo deste encontro é trabalhar o tema  Sinodalidade no Ministério Diaconal e compartilhar nossas experiências de serviços dentro das necessidades a qual a arquidiocese de Manaus coloca como desafio para uma igreja servidora e de escuta do próximo, pois cada um de nós como diáconos, homens casados ordenados precisamos caminhar em comunhão com a arquidiocese e também vivendo a intimidade do nosso ministério, nas paróquia, áreas missionárias, comunidades, sempre servindo e cuidando com carinho, amor e responsabilidade” comentou diácono Armando Borges, presidente da CAD.

2º dia de encontro: Os diáconos compartilharam sobre suas presenças nas comunidades mais distantes, rurais, ribeirinhas e de estradas, lugares onde não há atenção e recurso do poder público. Alguns diáconos estão inseridos em comunidades sociais onde a fome e a falta de assistência social é gritante. Outros diáconos estão inseridos no trabalho administrativo e necessário para a manutenção do bem patrimonial a arquidiocese de Manaus. Atualmente a caritas de Manaus tem o rosto diaconal, buscando alternativas para o desenvolvimento de projetos que visam a assistência as necessidades básicas do indivíduo. O encontro também contou com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Leonardo Steiner, que tratou o tema “Sinodalidade e Diaconia”.  Dom Leonardo esclareceu o termo “Sinodalidade”, falou sobre a missão da igreja de evangelizar por meio do serviço diaconal, do discipulado e dos sinais da sinodalidade nas atividades da igreja.

3º dia de encontro: Com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, foi realizado o debate para a eleição para a nova Comissão do CRD, a qual ficou decidido e votado que em função da pandemia, a comissão atual deverá continuar por mais um ano a frente do CRD com a integração ao grupo de um representante de outro município, a qual ficou a representatividade do diácono de Parintins. Após a eleição houve a missa de encerramento da Assembleia, presidida por Dom José e o encontro finalizou com um delicioso almoço, onde aconteceu mais um momento de descontração e sorteio de brindes para alguns participantes.

Comissão Regional de Diáconos – CRD Norte 1
* Presidente: Diac. Afonso Brito – Manaus;
* Vice: Diac. Ednaldo Tavares – Parintins;
* Secretário: Diac. Luis de Paula – Manaus
* Tesoureiro: Diac. Rozinaldo Trovão – Manaus

Informações em colaboração:  Leonarda Trovão