Home | Publicação | 9º RETIRO DOS DIÁCONOS PERMANENTES DO ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL

Compartilhe:

9º RETIRO DOS DIÁCONOS PERMANENTES DO ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL

05/08/2023

9º RETIRO DOS DIÁCONOS PERMANENTES DO ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL

https://arquidiocesemilitar.org.br/ 

No período de 31 de julho a 3 de agosto, aconteceu o 9º Retiro dos Diáconos Permanentes do Ordinariado Militar do Brasil, na Casa de Encontro do Sagrado Coração de Jesus (COR JESU). O objetivo foi proporcionar o crescimento espiritual, reforçar a unidade com o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil e fortalecer a convivência fraterna entre os Diáconos Permanentes.

Dando início as atividades o Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), Pe. Marcelo José, presidiu a Santa Missa. Posteriormente, foi realizado no auditório a apresentação do 9º Retiro pelo Diácono Permanente Ney, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), e pelo Diácono Permanente Joseilton, do 59ª Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BIMTz).

Na manhã seguinte, Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, esteve reunido com os Diáconos Permanentes e deu início as atividades do dia presidindo a Missa. Durante a homilia Dom Marcony disse: “Saibamos com serenidade e sabedoria, sermos trigo para todos. O trigo é aquele que se deixa moer, é aquele que se torna pão, para alimento dos outros. Que saibamos ser alimento com as nossas palavras e atitudes, para a vida de fé dos nossos irmãos, daqueles a quem Deus nos confiou na vida castrense”.

Em ato contínuo, o Arcebispo realizou uma palestra no auditório, onde apresentou o seguinte tema para a reflexão: “Somos chamados a amar, como Jesus nos amou”, os Diáconos tiveram um momento de meditação pessoal, para refletir sobre o tema apresentado.

Já no dia seguinte, o Chanceler do Ordinariado Militar do Brasil, Pe. Érico Pitágoras, conduziu as atividades do Retiro, realizando uma palestra sobre o “Diácono na relação Eclesial”. No final da tarde, realizou uma procissão da gruta onde está a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, a protetora dos doentes, até a Capela de Nossa Senhora das Graças, onde presidiu a Santa Missa.

Aproximadamente, 40 Diáconos Permanentes, estiveram presentes e participaram das atividades do 9º Retiro dos Diáconos Permanentes do Ordinariado Militar do Brasil.