Home | Publicação | A Igreja espera uma forte ação dos batizados nesta Quaresma

Compartilhe:

A Igreja espera uma forte ação dos batizados nesta Quaresma

21/11/2019

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC), Presidente do Regional Sul 1 e agenda da PASCOM diocesana.

Nesta Quaresma refletiremos mais um forte tema social, necessário para a realidade sócio/política do Brasil. A Quaresma é Tempo Forte da Igreja, tempo de reflexão, oração, jejum e esmola. Tempo de conversão para viver a plenitude da Páscoa do Senhor. A Campanha da Fraternidade aborda neste ano a Saúde Pública. É necessário questionar o Executivo, Legislativo e Judiciário, para garantir aquilo que está na Constituição Brasileira: o acesso de todos, especialmente os pobres, enfermos, idosos, aposentados à Saúde Pública, principalmente através do SUS.

O Sistema Único de Saúde é uma idéia formidável, mas que precisa ser melhor desenvolvida. A corrupção, que teima em desviar recursos da saúde, precisa ser combatida corajosamente. É entristecedor ver que há profissionais que atendem mal os que buscam os serviços de saúde, especialmente os pobres. É lamentável ver que uma pessoa doente precisa esperar meses para conseguir uma consulta especializada, um exame necessário para saber seu estado de saúde (doença). Causa dor no coração saber que pessoas desmaiam ou morrem em longas filas para poder marcar uma consulta num hospital ou Posto de Saúde.

A Pastoral da Saúde tem uma missão desafiadora: lutar pelos direitos das pessoas enfermas. São muitos os presbíteros, diáconos, religiosos e leigos comprometidos com a área da saúde. A Igreja espera uma forte ação por parte deles, tanto na defesa dos direitos como na ação evangelizadora. Há quem entenda que basta rezar no hospital, mas há muito mais a fazer. Toda oração leva a uma ação missionária, social e libertadora.v

Outro grande evento é a realização do Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 1, que será realizado em Embú das Artes, SP, no período de 16 a 18 de março de 2012. Este encontro marcará o lançamento em São Paulo da 5ª Semana Social Brasileira, evento importante da Igreja no Brasil e que abrirá novos horizontes para entender a problemática político/social, e oferecerá muitos subsídios para as pastorais e movimentos sociais. Que não somente os agentes de pastorais da Igreja Católica compreendam isso, mas todos os que, independente de credo têm como meta atuar em favor dos excluídos, participem ativamente do mesmo e de seus desdobramentos. O tema é: “Um novo Estado, caminho para uma sociedade do Bem Viver”, e o lema: “Em busca dos sinais dos Tempos: reflexão crítica sobre a história dos dias atuais”. Para inscrição, acessar o site www.cnbbsul1.org.br, link “5ª Semana Social Brasileira.

Data do artigo: 22/02/2012