ASPIRANTES AO DIACONADO PERMANENTE PARTICIPAM DE RITO DE ADMISSÃO ÀS ORDENS SACRAS NA ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE (MG)
06/04/2025
Dezenove candidatos ao Diaconato Permanente, provenientes de 15 paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), participaram no dia 23 de março, da Santa Missa onde aconteceu o Rito de Admissão às Ordens Sacras. A Celebração foi realizada na Catedral Metropolitana e presidida pelo arcebispo, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
A Eucaristia, com o Rito de Admissão, contou com a presença das esposas, dos familiares e amigos dos aspirantes ao Diaconato Permanente, de padres do clero diocesano, do diretor da Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres, padre Eduardo Rodrigues da Silva, de religiosos, seminaristas e paroquianos da Catedral e de outras comunidades da Arquidiocese.
Durante a homilia, Dom Majella destacou a importância desse momento vivido pela Igreja Particular de Pouso Alegre. “Alegremo-nos por serem os primeiros aspirantes a receberem essa Ordem Sacra, nesse ano jubilar da Igreja e da nossa Arquidiocese. Este acontecimento torna-se um marco significativo não só na vida destes aspirantes e das suas famílias, como na vida e na pastoral da Igreja de Pouso Alegre.”
“Sejam semeadores de esperança, arautos da alegria, instrumentos da paz e construtores da concórdia nas famílias, particularmente na sua família, na Igreja e no mundo. Ancorados no amor de Deus, que nunca falha, dediquem ao serviço da caridade em suas diversas dimensões, no âmbito da Igreja e da sociedade e levem as pessoas a experiência da Igreja missionária, misericordiosa e samaritana”, conclamou o metropolita concluindo a pregação.
Os candidatos passaram por um período de cinco anos de preparação acadêmica e de formação pastoral, espiritual e teológica na Escola Diaconal da Arquidiocese. “O diácono é consagrado para o serviço. É enviado como aquele que serve. Sua missão é ser sacramento da caridade. Assim esses irmãos são chamados a exercerem este ministério deixando-se mover não por interesses, mas por amor”, explicou Dom Majella.
Os ministérios do Leitorado e do Acolitato serão conferidos nas paróquias dos candidatos, pelos respectivos párocos, com delegação do arcebispo. O ministério do Leitorado será no dia 27 de abril e o ministério do Acolitato em 8 de junho. Os horários serão marcados e divulgados pelas paróquias. A Ordenação Diaconal está marcada para o dia 02 de agosto deste ano, na Catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus, às 16 horas, em Pouso Alegre. Confira os nomes e as paróquias dos candidatos ao Diaconato Permanente
* De Andradas: Fábio Roberto Menegon (Paróquia São Sebastião).
* De Borda da Mata: Geraldo Mariano Mendes (Paróquia Nossa Senhora do Carmo).
* De Congonhal: Antônio Moreira Simões, Euzébio Augusto Coutinho e Lúcio Flávio de Oliveira (Paróquia São José).
* De Extrema: Wagner Alves Portugal (Paróquia São Cristóvão e São Benedito).
* De Itajubá: André Luiz Leão e Ribamar Guedes de Oliveira (Paróquia Nossa Senhora das Graças), José Dimas Rennó (Paróquia Santo Antônio) e Paulo César Gonçalves (Paróquia São Benedito).
* De Monte Verde: Riuvânio Rodrigues Ferreira (Paróquia São Francisco de Assis).
* De Paraisópolis: Roger Faria Caetano (Paróquia São José).
* De Poço Fundo: Alexandro Henrique da Silva e Luís Renato Pereira (Paróquia São Francisco de Paula).
* De Pouso Alegre: Alex Lawrence Estanislaw de Faria (Paróquia São Cristóvão), Anízio Salvador da Silva (Paróquia Nossa Senhora de Fátima), Francisco de Paulo Ribeiro (Paróquia São Cristóvão) e Luciano Zane (Paróquia Bom Jesus/Catedral).
* De Santa Rita do Sapucaí: Paulo Bochi Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora de Fátima).