BISPO DE GUARABIRA INSTITUI ASPIRANTES NO MINISTÉRIO DE ACÓLITO
14/10/2025
O Bispo Diocesano de Guarabira, Paraíba, Regional Nordeste 2, Dom Aldemiro Sena dos Santos, concedeu o Ministério de Acolitato a sete aspirantes ao Diaconato Permanente, em uma cerimônia que faz parte da formação para o ministério diaconal. A celebração da santa missa ocorreu no último domingo, 12 de outubro de 2025, na Catedral Nossa Senhora da Luz. A celebração contou com a presença dos padres José André, vigário geral da Diocese; Raul Rodrigues, vigário da catedral; e Pe. Jailson, diretor espiritual dos diáconos e aspirantes e fiéis em geral.
A palavra acólito vem do grego e significa "servidor" ou "ajudante", o qual tem como função principal auxiliar o padre e o diácono durante a celebração da Santa Missa, principalmente na preparação do altar e serviços adicionais. Podem também atuar como ministros extraordinários da Eucaristia, distribuindo a Sagrada Comunhão aos fiéis durante a Missa e levando-a aos doentes.
A instituição no ministério do acolitato é um passo importante no caminho para a ordenação diaconal. Durante a missa de instituição, o bispo entregou a patena com o pão para a Eucaristia a cada candidato, dizendo: "Recebe o pão para a celebração da Eucaristia. Sê digno de servir à mesa do Senhor e da Igreja". Esta é uma das etapas finais antes da ordenação diaconal. Informações dos Diáconos Fernandes da Silva e Geraldo Leite, respectivamente Presidente e Secretário da CDD.
Foto cedida