CANDIDATOS AO DIACONADO PERMANENTE DA DIOCESE DE TEÓFILO OTONI (MG) REALIZAM RETIRO
17/12/2025
Os candidatos ao Diaconato Permanente da Diocese de Teófilo Otoni (MG), juntamente com seus familiares, se reuniram, mais uma vez, na Paróquia de Santo Antônio, em Teófilo Otoni, para mais um retiro de espiritualidade e formação. O retiro aconteceu no dia 14 de dezembro. Teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre João Carlos Ventura, Pároco daquela paróquia.
Logo em seguida os candidatos e familiares se reuniram no salão paroquial para estudos, meditação e formação, sendo todo o processo conduzido pelo Padre Alex da Silva Ferreira, formador e responsável pela Escola Diaconal da Diocese. O tema do encontro foi “A família como Igreja doméstica e primeiro espaço vocacional”. Com a iluminação bíblica “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, Js 24,15. As frases, “Onde a família reza unida, ali Deus faz brotar vocações”, “A Igreja começa em casa, quando o amor se transforma em serviço” e “A vocação floresce no solo fértil do testemunho vivido em família”, serviram de inspiração para fortalecer o compromisso dos candidatos e suas famílias neste processo de formação acadêmica e espiritual, que vive os candidatos e suas famílias. Padre Alex destacou a importância da família na vida do candidato ao diaconato, buscando sempre uma convivência harmoniosa, fraterna e com um forte apego a Palavra de Deus e um especial cuidado com a oração contínua.
No salão paroquial, já com a presença de Dom Messias dos Reis Silveira, Bispo Diocesano, os candidatos partilharam suas experiências e desafios durante a caminhada dos encontros de espiritualidade, estudos e serviço nas pastorais, movimentos e serviços, em cada uma das suas respectivas comunidades. Dom Messias dirigiu algumas palavras de apoio e satisfação com o bom andamento dos trabalhos coordenados pelo Padre Alex e que os candidatos estão se preparando dignamente para que em um futuro possam ser ordenados. Ressaltou ainda que é muito importante que cada paróquia possa favorecer aos candidatos ao diaconato o devido engajamento para que o processo de aprendizagem seja menos complexo, tendo acesso a celebrações, manuseio do Missal Romano, por exemplo. Dom Messias ainda informou ao Padre Alex, candidatos e familiares, que no primeiro trimestre de 2026, em uma data ainda não confirmada, os candidatos receberão, numa celebração solene, o Ministério do Leitorado.
Ao final do encontro, Dom Messias proferiu a benção final e a todos foi servido um delicioso almoço, oferecido carinhosamente pela Paróquia de Santo Antônio, a quem agradecemos pelo carinho e acolhida fraterna.
* Colaboração: José Rodrigues Costa - Diocese de Teófilo Otoni (MG)
