Home | Publicação | CANDIDATOS AO DIACONADO PERMANENTE RECEBERAM O ACOLITATO NA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR (BA)

Compartilhe:

CANDIDATOS AO DIACONADO PERMANENTE RECEBERAM O ACOLITATO NA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR (BA)

14/12/2023

CANDIDATOS AO DIACONADO PERMANENTE RECEBERAM O ACOLITATO NA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR (BA)

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, dom Valter Magno de Carvalho, bispo referencial dos Diáconos do Brasil, presidiu Missa solene nesta terça-feira, 12 de dezembro, na qual 18 candidatos ao Diaconado Permanente receberam o Ministério do Acolitato, dando mais um passo nesse caminho rumo ao primeiro grau do Sacramento da Ordem. A solene celebração aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, na capital baiana. 

Acompanhados das esposas, receberam o acolitato Ailton Albuquerque Oliveira, Ailton Nonato Alcântara dos Santos, Augusto Cesar dos Humildes  dos Santos, Fábio Silva da Costa, Jailton de Oliveira Souza, Joelson Santa dos Santos, Jorge Hélio Sousa, José Carlos Lopes dos Santos Júnior, Joseilton Inácio de Sousa, Julival Santos Barros, Leandro Jorge Rocha Santos, Luiz Alberto Oliveira, Magno Oliveira de Souza, Paulo Cristiano Oliveira da Cruz, Rogério Santana de Souza, Irmão Tomás de Aquino (Emanuel do Rosário) Santos Nonato (Oblato OSB), Waldacir Fagundes Andrade e Wellington Alves de Souza.

Durante a homilia, Dom Valter destacou que este caminho, trilhado pelos candidatos ao diaconado, é marcado, sobretudo, pela vontade de Deus. “Saúdo cada um que segue no caminho do discernimento, de aprimoramento da vocação, aquela que é a vontade do próprio Deus para a própria vida. Aqui, não se trata de manifestar a própria vontade, mas é a descoberta, o aprimoramento daquela que é a vontade de Deus para cada um. Louvamos a Deus porque cada um desses irmãos está vivendo esse tempo com empenho, com dedicação, com maturidade”, afirmou. Dom Valter falou, ainda, que os candidatos ao diaconato permanente são motivo de esperança para toda a Igreja. “São 18 homens maduros que dão mais um passo no desejo sincero de se revestirem do avental e se colocarem à serviço do povo de Deus, como fez o Senhor ao lavar os pés dos discípulos”, afirmou.

Com o acolitato, os candidatos ao diaconato estão prontos para levar a Eucaristia aos idosos e aos enfermos, além de distribuí-la durante a Santa Missa, auxiliando, assim, os padres. “O ministério de levar a Eucaristia alguns de vocês já exercem na comunidade, mas agora se reveste do acolitato, de levar o Cristo Eucarístico aos irmãos. Antes, é preciso que vocês sejam homens eucaristizados, ou seja, alimentados pela Eucaristia, homens do Sagrado, que se dedicam ao amor, a partilhar e a levar o Pão Sagrado ao coração dos irmãos e das irmãs. Antes de levar o pão da Eucaristia, ela precisará ser alimento de cada um  de vocês”, asseverou Dom Valter.

Fonte: https://arquidiocesesalvador.org.br/

Fotos: Sara Gomes