Home | Publicação | CANDIDATOS AO DIACONATO PERMANENTE REALIZAM RETIRO EM PREPARAÇÃO À ORDENAÇÃO

Compartilhe:

CANDIDATOS AO DIACONATO PERMANENTE REALIZAM RETIRO EM PREPARAÇÃO À ORDENAÇÃO

26/02/2022

CANDIDATOS AO DIACONATO PERMANENTE REALIZAM RETIRO EM PREPARAÇÃO À ORDENAÇÃO

Quatro Candidatos ao diaconato permanente da Arquidiocese de Fortaleza-Ceará, Francisco Alex, José Elinésio, Luciano Cruz e Raimundo Edson, realizaram o retiro canônico em preparação para a ordenação diaconal na segunda quinzena deste mês de fevereiro de 2022. A Ordenação será no dia 19 de março de 2022, às 10h, na Catedral de Fortaleza.

O retiro foi realizado na cidade de Aratuba, numa casa cedida por Dona Josilda Belchior. O Pregador foi o pároco da cidade, Padre Marcílio Jerônimo que também é psicólogo. O retiro teve como tema: “Vocacionados ao serviço e ao amor”. Padre Marcílio pontuou que Deus é quem vai dirigir o Diácono com o seu Espírito, corroborando com o que escreve Walter Maurício: “A graça sacramental do sacramento da ordem é uma presença do Espírito Santo” – conforme está no livro “diaconato permanente”, p. 59. O documento de Puebla acrescenta que o diácono recebe uma graça sacramental própria, um sinal sacramental de Cristo-Servo (Cf P. 697).

A programação do retiro foi seguida de oração da liturgia das horas, recitação do santo terço, celebrações Eucarísticas, momento penitencial com as confissões e as colocações do pregador. Padre Marcílio sugeriu aos candidatos uma reflexão sobre a primeira carta de São Pedro e do capítulo 10 do Evangelho de São João. Em suas colocações EXORTOU para não terem medo de serem obedientes e testemunhas autênticas de Cristo. Concluiu, mostrando que o diácono é ordenado para o serviço a Deus e nunca para si mesmo.
Foto: cedida

Fonte: José Elinésio - https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/candidatos-ao-diaconato-permanente-realizam-retiro-em-preparacao-a-ordenacao/