Home | Publicação | COM O LEMA "AMAR E SERVIR", DANTON DALAS É ORDENADO DIÁCONO PERMANENTE

Compartilhe:

COM O LEMA "AMAR E SERVIR", DANTON DALAS É ORDENADO DIÁCONO PERMANENTE

28/03/2023

COM O LEMA

No dia da Solenidade da Anunciação do Senhor, dia 25 de março de 2023, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini ordenou na ordem do grau do Diaconado Permanente, o candidato Danton Dalas Deffert na Catedral Nossa Senhora do Carmo. O rito de ordenação iniciou no auditório do Edifício Sede da Cúria Diocesana Santo André Apóstolo ,com o  juramento de fidelidade e profissão de fé na presença da família, padres, diáconos, seminaristas e dos bispos Dom José Carlos Cabral, Bispo diocesano de São João da Boa Vista – SP, Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar de São Paulo e Dom José Soares Filho, OFMCap, Bispo emérito de Carolina – MA.

A Celebração Eucarística deu-se início na Catedral diocesana, e após a Liturgia da Palavra e Proclamação do Evangelho, o candidato Danton Dalas Deffert foi chamado pelo nome; em seguida, padre Pedro Teixeira (Vice Diretor da Escola Diaconal),  pediu ao bispo que o ordenasse para a função de diácono.
Seguindo o rito solene de ordenação, o bispo diocesano iniciou sua homilia acolhendo os três bispos presentes, que acompanharam Danton durante sua caminhada na Arquidiocese de São Paulo.

“É uma grande alegria para todos nós vossa presença nesta ocasião. Também saúdo todos os presbíteros aqui presentes, de nossa Diocese e de outros lugares, os religiosos e religiosas que vieram participar de nossa alegria. Saúdo os diáconos que hoje passam a contar com mais um irmão neste grandioso número de servidores da vinha do Senhor. Saúdo igualmente, a todos os fiéis aqui reunidos, em especial os amigos do ordenando que vieram de outros lugares, sejam bem vindos. Enfim, uma saudação especial aos parentes do ordenando, sua esposa Verônica, os dois filhos, Caio e Miguel, e as duas filhas, Ester e Gabriela, seus demais parentes.”

Refletindo o Evangelho, Dom Pedro ressaltou a disponibilidade de Nossa Senhora: “O Evangelho deixa claro que a disponibilidade de Maria, sua pronta aceitação da vontade de Deus está fundada na sua fé. O Coração de Maria estava completamente aberto à palavra de Deus. Tanto que os Santos Padres da Igreja dizem que Maria concebeu Cristo primeiro em seu Coração pela Fé, e depois no seu Seio por obra do Espírito Santo. Maria crê no poder onipotente de Deus mas sobretudo na sua bondade. Esta bondade prepara maravilhas para os que o amam e aderem à sua vontade.” “A nossa Igreja acolhe sua vocação para o serviço como diácono. Que você se integre cada vez mais nessa nossa Igreja diocesana de Santo André, Igreja populosa, dinâmica e bela! Lembre-se que o diácono é aquele que sinaliza para toda a Igreja o Cristo Servo, é o ícone eclesial do Cristo servidor, esta é sua tarefa”, completou o bispo.

 A Dalmática e a estola foram entregues pela família e imposta pelo Frei José Edison Biazio (Arquidiocese de São Paulo),  e recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos de Dom Pedro, que o acolheu com um abraço, já como parte do clero de nossa diocese, o diácono Danton também foi acolhido entre os diáconos. Em seus agradecimentos, o neodiácono permanente Danton, lembrou de cada pessoa que fez parte de sua caminhada na igreja.

Dom Pedro, antes da bênção final, anunciou que o diácono Danton estará servindo com seu uso de ordem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade, ambas em São Caetano do Sul, comunidades na qual já atuava no ano de 2022, junto ao Padre Luis Francisco, pároco, e o padre emérito, David Vantroba.

Fonte: https://www.diocesesa.org.br/