Home | Publicação | Comemoração dos 70 anos do Seminário de Vitória (ES)

Compartilhe:

Comemoração dos 70 anos do Seminário de Vitória (ES)

27/03/2022

Comemoração dos 70 anos do Seminário de Vitória (ES)

Na noite do dia 25 de março, dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, o Seminário Nossa Senhora da Penha, de Vitória (ES), recebeu os Diáconos Permanentes com suas respectivas esposas, como parte das comemorações dos seus 70 anos. A centralidade da noite foi a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dario Campos, concelebrada pelo Bispo auxiliar de Vitória Dom Anderson Franklin, pelo Reitor do Seminário, Padre Jorge Campos e pelos padres Evandro Sagrilo e Diego Azevedo. Além, naturalmente, da presença dos propedeutas e dos anfitriões da noite, os seminaristas. 

Em sua homilia, Dom Dario lembrou da imensa contribuição que, ao longo dos últimos 70 anos, o Seminário Nossa Senhora da Penha tem dado para a evangelização na Arquidiocese. Valorizou também essa interação entre Seminaristas e Diáconos Permanentes, fazendo lembrar o laço fraterno existente entre o Daconado e o Presbiterado, e que essa boa relação fortalece mutuamente ambas as vocações, enriquecendo a vida pastoral em benefício do povo.

O Arcebispo aproveitou para enaltecer e agradecer as esposas dos Diáconos Permanentes, que direta ou indiretamente contribuem na missão dos esposos. Em virtude da Solenidade da Anunciação do Senhor, Dom Dario recordou a vocação diaconal ao serviço na humildade e, principalmente, na alegria que deve ser uma marca visível de quem se propõe levar ao mundo a  mensagem do Evangelho, trazendo nos lábios e no coração o alegre sorriso que nasce da experiência do Ressuscitado.

Ele ainda citou a triste situação de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, uma ferida que torna a humanidade menos humana, e ressaltou o apelo do Papa Francisco para que toda a Igreja em comunhão realizasse a consagração de ambas nações ao Imaculado Coração de Maria, bem como toda Igreja e o mundo. Sendo assim, ao final da Santa Missa, foi realizado solene e devotamente o ato de Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, de modo particular os povos da Rússia e da Ucrânia.

Após a Celebração Eucarística, o Seminário ofereceu um jantar onde todos puderam saborear uma deliciosa comida, desfrutar de uma interação fraterna e alegre entre todos presentes, especialmente com os seminaristas, que gentilmente não mediram esforços para proporcionar uma agradável noite para todos.

Que sob a proteção materna de Nossa Senhora da Penha, o Seminário Arquidiocesano continue gerando sacerdotes comprometidos com o Ensino da Igreja, solícitos à Tradição Apostólica e obedientes ao Santo Evangelho.

Diácono José Adilson - Cachoeiro de Itapemirim (ES)