Home | Publicação | COMUNICADO DA CND NA 59ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB - 2022

Compartilhe:

COMUNICADO DA CND NA 59ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB - 2022

30/04/2022

COMUNICADO DA CND NA 59ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB - 2022

29 de abril de 2022

Na presença do Ressuscitado entre nós, saúdo os irmãos bispos, em nome dos diáconos do Brasil e suas esposas, desejando uma Feliz Páscoa.

Passamos mais um ano sem atividades presenciais por causa da nova variante da Covid, que ceifou a vida de 42 diáconos no ano passado. Mas, com a graça do Senhor, a vida diaconal no Brasil, cresceu em todos os sentidos.

​Cresceu no número de ordenações. Ficamos muito alegres, com a inauguração da Escola Diaconal na Arquidiocese de Santarém-PA. Com a ordenação dos primeiros diáconos da Diocese de Oliveira-MG; a ordenação do primeiro diácono permanente na Diocese de Guarulhos-SP; pelos 35 diáconos permanentes ordenados em Belém do Pará; pelos quinze ordenados em Palmas -TO; pelos 16 da Diocese de Santo André; pela ordenação de 15 diáconos da primeira turma da Diocese de Campanha-MG; 18 em Apucarana; Erexim; Jundiai; Borba; Caxias do Sul; Marília, Manaus e por tantos outros. No ano de 2021 foram ordenados 408 diáconos. Só de janeiro a abril deste ano foram 131 novas ordenações. O total de diáconos inscritos na CND/BRASIL, soma hoje 4.398, dos 6.000 estimados país.

Como gostaríamos que também os diáconos permanentes fôssem contemplados neste estudo que visa acompanhar a saúde dos senhores bispos e presbíteros. Fica a nossa sugestão na esperança de que seja acolhida.

Pedimos aos senhores bispos o apoio na inscrição de seus diáconos na CND/BRASIL, bastando para isso acessar o nosso site: cnd.org.br. Os diáconos já estão presentes em 200 dioceses e prelazias.

Cresceu na formação. Ao longo do ano mantivemos diversos encontros de formação, de modo virtual, nos “Momentos CND”, abordando temas como: Diaconia em Assistência Social; Diaconia na Pastoral Carcerária; Economia de Francisco e Clara; Desafios da Formação das Escolas Diaconais; Avaliação do Diaconado em 2021. Além das lives promovidas pelos Regionais e pelas Comissões Diocesanas.

Podemos afirmar que o diaconado brasileiro cresceu na solidariedade. Não só pela participação nas campanhas para ajudar, no final de 2021 e no início de 2022, regiões da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, especialmente Petrópolis, que sofreram catástrofes climáticas e suscitaram entre os diáconos do Brasil a solidariedade, contribuindo com a Cáritas Nacional para socorrer os flagelados. Mas também pela colaboração com diversas obras sociais coordenadas por diáconos em todo o Brasil.

Estivemos inseridos, tanto em nível nacional como nas igrejas locais, no processo de escuta em preparação para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, enviando nossas contribuições. Sentimos que as reflexões sobre a sinodalidade já estão produzindo frutos de conversão para uma Igreja cada vez mais de irmãos em comunhão, caminhando juntos na missão. Uma Igreja onde o poder será exercido cada vez mais como serviço. O rosto de uma Igreja toda diaconal se perfila cada dia com maior esperança.

Fizemos uma campanha exitosa, de arrecadação de fundos, para aquisição da sede própria em Brasília. De grande ajuda foi o projeto “Construindo nossa Casa, edificando nossa história” apoiados pela Arquidiocese de Uberaba-MG, diáconos de todo país, irmãos leigos e leigas. Em 04 de outubro de 2021, graças à colaboração de tantos, assinamos o documento de compra do espaço físico. Agradecemos a Dom Walmor, Dom Jaime, Dom Mário Antônio, Dom Joel Portela, Dom João Salm, pela atenção e apoio que sempre nos dispensaram na concretização deste sonho da CND/BRASIL.

Dois grandes e importantes eventos estão previstos para este ano de 2022. O Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, e a Assembleia Ordinária não Eletiva. Locais e datas, destes eventos, estamos definindo nestes dias. Solicitamos, dos irmãos bispos, todo o empenho para que seus diretores de Escolas Diaconais participem. Os desafios de uma formação ministerial, para servir numa Igreja sinodal, só poderemos vencê-los com o empenho de todos.

Os diáconos do Brasil parabenizam a CNBB no seu 70º aniversário de fundação, ressaltando que o caminho até aqui percorrido, foi para nós diáconos, um exemplo de evangelho vivido heroicamente e profeticamente. Queremos assegurar, como Organismo vinculado à CNBB, toda a nossa unidade na realização do projeto evangelizador da Igreja no Brasil. Que Maria Aparecida, Nossa Mãe Santíssima, nos conceda vida longa e frutos imperecedouros.

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho - Presidente da CND/BRASIL.

Arquidiocese de Manaus/AM.