CRD NE 2 CRIA EQUIPE REGIONAL PARA AÇÃO CARITATIVA
05/11/2022
A Comissão Regional dos Diáconos do Regional Nordeste 2 (CRD NE2) criou a Equipe Regional de Assessoria da Dimensão Caritativa (ERADC) durante reunião realizada neste último dia 3 de novembro de 2022, de forma virtual. Participaram os Diáconos Emanoel Freitas de Araújo (Léo), da Arquidiocese de Natal-RN; Antônio Sebastião, da Arquidiocese de Olinda e Recife-PPE; e o Diácono Severino Fernandes, da Diocese de Guarabira-PB. Na ocasião, o Diác. Severino comemorava os 29 anos de ordenação diaconal e recebeu as felicitações de todos os presentes e uma homenagem do nosso Presidente a CRD NE2, Diácono Otacílio Vieira de França.
A reunião foi conduzida pelo Presidente da CRD NE2, Diácono Otacílio (foto), que fez a leitura do Documento Vaticano II Gaudium et Spes, item 1, com partilha dos presentes. Seguindo a pauta, os participantes da reunião definiram a denominação da equipe das atividades caritativas como sendo ERADC - EQUIPE REGIONAL DE ASSESSORIA DA DIMENSÃO CARITATIVA. “Ela tem como atividade principal identificar os Serviços Caritativos prestados pelos diáconos da CRD NE2, em suas respectivas CAD’s e CDD’s”, disse o Presidente da CRD NE2.
Durante a reunião, o Diácono Emanoel Freitas de Araújo (Leo), da Arquidiocese de Natal-RN, foi eleito como Coordenador da ERADC. Na ocasião, foram definidas algumas atividades visando a organização da ERADC: criação de um Grupo de WhatsApp com a coordenação da ERADC; inclusão da equipe de organização da ERADC nos grupos de WhatsApp dos CAD’s e CDD’s por parte do Presidente da CRD, Diácono Otacílio; entrar em contato com os presidentes dos CAD’s e CDD’s com a finalidade de identificar diáconos e suas respectivas atividades na CRD NE2 para compor a ERADC; expor experiências realizadas pelos Diáconos em suas ações caritativas; e planejar encontros e articulações para o desenvolvimento das atividades da ERADC. Foi estabelecido um prazo de organização da fase inicial da ERADC até dezembro de 2022.
No final, o Diácono Antônio Sebastião, da Arquidiocese de Olinda e Recife, Pernambuco, falou sobre o trabalho que realiza com pessoas em situação de rua, dependência química e prostituição, através da experiência da Tenda do Encontro.
Foto: Diác. José Bezerra de Araújo