Home | Publicação | CRD NORDESTE 2 REALIZOU MAIS UM MOMENTO FORMATIVO

Compartilhe:

CRD NORDESTE 2 REALIZOU MAIS UM MOMENTO FORMATIVO

13/04/2021

CRD NORDESTE 2 REALIZOU MAIS UM MOMENTO FORMATIVO

A Equipe Regional de Assessoria Pedagógica (ERAP), da Comissão Regional dos Diáconos do Nordeste 2 (CRD NE2), realizou formação na noite de ontem, 12 de abril de 2021, sobre “As Dimensões da Formação Continuada – Situações e Perspectivas”, via on-line, através da plataforma do googlemeet. A formação contou dom 66 participantes, incluindo os assessores – Diáconos José Durán y Durán, de Palmares-PE; Luciano Canvalcanti – de Garanhuns-PE; e Eduardo Wanderley – de Natal-RN. A coordenação foi do Presidente da CRD Nordeste 2, Diácono Otacílio Vieira de França, da Diocese de Nazaré-PE.

O Diácono Eduardo fundamentou sua abordagem no livro “O Respiro da Vida”, do Pe. Amedeo Cencini. Citando trechos do livro, Eduardo afirmou que “estamos sempre aprendendo, dando passos desde o começo de nossa vida, com nossos pais... É um processo contínuo. Depois, vamos para a formação nas escolas e, depois, sentimos o chamado de Deus”, disse. Em dado momento, falando sobre a formação continuada, Eduardo usou uma frase do livro do Pe. Amadeo Cencini, em que está escrito: "Se a vida não é formação permanente, é frustração permanente".
O Diácono José Durán abordou aspectos históricos do processo de formação continuada, fazendo duas perguntas inquietantes: “acreditamos na formação continuada? Estamos vivendo a formação continuada?”, questionou. Relacionou, também, o processo de formação no contexto da Pandemia em que se vive, atualmente, e destacou que “as crises sugerem a abertura de novos caminhos para a formação, criatividade e novas prioridades, para encontrarmos a nossa configuração com Cristo”, disse. Acrescentou que “devemos entender a crise como algo positivo, porque temos necessidade urgente de encontrar novos caminhos”, destacou Durán. No processo histórico, Durán exibiu vários documentos sobre a caminhada histórica do Diaconato no Brasil: Diaconato Permanente na América Latina; Diaconato Permanente no Brasil; Normas Fundamentais para a Formação dos Diáconos Permanentes; Diretrizes para o Diaconado Permanente; Documento de Aparecida e Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil.

O Diácono Luciano apresentou dados estatísticos sobre uma enquete feita pela ENAP em relação às possíveis demandas dos Diáconos do Regional Nordeste 2 no campo da formação continuada. Dos 445 Diáconos do Regional, apenas 79, de 13 Dioceses, responderam à enquete. Foram levantados temas de formação como “Diaconia e Família, Equilíbrio Psicológico, Princípios da Formação Humana, Relação Interpessoal e Eclesial-Comunitária”, estacou Luciano. Houve momentos breves de interação dos participantes sobre a formação e todos classificaram a atividade como excelente, despertando a necessidade de continuar estudando.
Foto: José Bezerra