Home | Publicação | CRD NORDESTES 3 ESTEVE REUNIDA COM O BISPO REFERENCIAL

Compartilhe:

CRD NORDESTES 3 ESTEVE REUNIDA COM O BISPO REFERENCIAL

21/05/2023

CRD NORDESTES 3 ESTEVE REUNIDA COM O BISPO REFERENCIAL

A Comissão Regional dos Diáconos - CRD Nordeste 3 esteve reunida com o bispo referencial, Dom Hélio Pereira dos Santos, com o objetivo de refletir sobre a vocação e a missão dos diáconos permanentes na vida das Igrejas locais, bem como na presença e participação na vida da Igreja no Brasil, de modo especial no Regional NE 3.

O encontro aconteceu no dia 17 de maio e, na oportunidade, Dom Hélio recordou alguns aspectos importantes para a vivência do ministério diaconal, como a valorização do ministério e vida de comunhão dos diáconos entre si, com os seus bispos diocesanos e com os presbíteros, a fim de melhor viver a vocação e missão. Dom Hélio recordou ainda a importância do Retiro anual dos diáconos como espaço próprio para reavivar o dom da vocação e do chamado. Também foi abordada a importância da inserção do diácono nas atividades e pastorais socias e serviços das dioceses, com o indispensável apoio das famílias.

O presidente da CRD, diácono Luciano Santana, recordou que a Comissão Nacional dos Diáconos teve eleição da nova presidência no último mês de abril, relembrado que a Comissão Regional foi bem representanda na Assembleia Nacional com uma delegação de sete diáconos das arquidioceses de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e das dioceses de Camaçari e Ilhéus.

Dom Hélio motivou os Diáconos para a participação no Encontro de Formação sobre o Diácono na Liturgia a ser realizado em Salvador, no dia 21 de outubro, ocasião em que haverá, ainda, a peregrinação ao Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim para celebrar o Ano Vocacional. O bispo referencial reforçou a importância da formação permanente e das reuniões mensais das comissões diocesanas.

Estiveram presentes diáconos das arquidioceses de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Aracaju e das dioceses de Jequié, Serrinha, Camaçari, Cruz Das Almas, Itabuna e Ilhéus, que partilharam sobre a caminhada nas realidades que estão inseridos.

Os diáconos participantes também foram motivados a celebrarem a Festa de São Lourenço, e também a se fazerem presentes no Encontro Nacional dos Diretores/Formadores das Escolas Diaconais, de 17 a 19 de agosto; e do Encontro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), de 11 a 14 de setembro, ambos em Brasília.

Outra informação animadora para o crescimento da vocação diaconal foi a abertura das Escolas Diaconias nas dioceses de Paulo Afonso e Ruy Barbosa (BA). Enquanto as dioceses de Teixeira de Freitas e Caetité estão em fase de estudo. A próxima reunião presencial da Comissão Regional dos Diáconos será nos dias 28 e 29 de julho, em Humildes – Feira de Santana.

Fonte: https://cnbbne3.org.br/

Com informações da Comissão Regional dos Diáconos