Home | Publicação | DIACONADO PERMANENTE É APRESENTADO AOS FIÉIS EM TENDA VOCACIONAL, NA FESTA DA PENHA 2023

Compartilhe:

DIACONADO PERMANENTE É APRESENTADO AOS FIÉIS EM TENDA VOCACIONAL, NA FESTA DA PENHA 2023

21/04/2023

DIACONADO PERMANENTE É APRESENTADO AOS FIÉIS EM TENDA VOCACIONAL, NA FESTA DA PENHA 2023

Com o coração em chamas e os pés a caminho do encontro com o outro, a Igreja no Brasil celebra seu Terceiro Ano Vocacional.  Animados por essa espiritualidade, a Festa da Penha 2023, que apresentou como tema “Com Maria, chamados a servir”, ressaltou no coração dos fiéis o compromisso e vocação que todos recebemos com o nosso Batismo.  Cada fiel católico é vocacionado por Deus a assumir seu lugar próprio e atender ao chamado que Deus lhe faz, conforme seu estado de vida.  

Nesse sentido, a vocação ao Diaconado Permanente foi publicamente apresentada aos fiéis nesta edição da Festa da Penha, com a exposição desse Ministério em uma tenda, armada no caminho de subida de veículos do Convento da Penha.  O Diácono Sérgio Pinto Rodrigues esteve à frente dessa apresentação (com o apoio do Diácono Antônio Bandeira), e concedeu uma entrevista à Assessoria de Comunicação da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes de Vitória (ES), em comunhão com a Comissão Regional dos Diáconos CRD Leste 3, para melhor explicar como foi esse trabalho.

AC-CRD Leste 3: Durante quais dias da Festa da Penha a tenda do Diaconado Permanente esteve funcionando? 
Diácono Sérgio: Sábado, 15 de Abril de 2023, no período de 12h as 17h30

AC-CRD Leste 3: O que especificamente foi apresentado aos fiéis nesta tenda? Qual era o objetivo da organização ao propor essa tenda?
Diácono Sérgio: Apresentamos o Diaconato Permanente em sua peculiar dupla Sacramentalidade (Matrimônio e Ordem ). É uma vocação a serviço da vida, e nosso objetivo era despertar nos fiéis que todos somos chamados por Deus para uma vocação, e naquele momento fomos um instrumento do Pai para este despertar nos irmãos.

AC-CRD Leste 3: Qual ou quais eram as dúvidas mais comuns dos que freqüentaram a tenda do Diaconado Permanente?  Vocês puderam perceber algumas concepções distorcidas a respeito desse ministério, no entendimento geral dos visitantes?
Diácono Sérgio: As pessoas procuravam ter um esclarecimento melhor acerca do Ministério ordenado ao Diaconado Permanente.  Nós chegamos no horário de término da Celebração da Diocese de São Mateus, onde ainda não é bem conhecido este Ministério.  Já no final da tarde porém recebemos muitos fiéis da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e outros visitantes.  Pudemos notar que, em geral, a paróquia em si não divulga e nem esclarece muito sobre este Ministério, e acabam surgindo dúvidas sobre a diferenciação exata entre o Diácono e o Padre, e isso nos fez perceber a necessidade ainda maior de apresentar o 1° grau do sacramento da Ordem aos fiéis católicos.

AC-CRD Leste 3: Essa experiência permitiu a vocês conhecerem mais sobre a visão geral dos católicos acerca do ministério diaconal, bem como as expectativas do povo em relação ao Diácono?
Diácono Sérgio: A visão geral dos católicos que estiveram na tenda e/ou abordados no caminho da subida do Convento da Penha, e que na sua paróquia tem o Diácono, permite perceber que a Igreja Católica (ou seja, nós) tem muito a se fortalecer com serviço oferecido pelo Diácono.  Na minha exposição aos fiéis/visitantes eu disse:  Somos ordenados para o serviço ao povo de Deus na Igreja, em comunhão com o Bispo e o Presbítero, e devemos exercer esse serviço em sinergia com os leigos,  atuantes e essenciais para nossas paróquias

AC-CRD Leste 3: Qual ou quais aprendizados foram possíveis adquirir com essa experiência?
Diác. Sérgio: Ficou ainda mais claro o quanto precisamos ser uma igreja em saída. Apresentar o Ressuscitado com palavras (pregação) e principalmente com obras, pois testemunhar é acima de tudo viver o que se prega.  A experiência e o aprendizado neste dia foi a presença amiga de estar junto com o povo de diversas paróquias do Espírito Santo, ouvindo, partilhando a vida diária de nossas atividades pastorais nas comunidades, e esclarecendo dúvidas em relação à missão do Diácono Permanente nas comunidades.  A alegria de anunciar o Evangelho é uma forma de partilhar a experiência do encontro com o  Cristo.   O diácono, homem seguidor de Cristo, homem de profundo sentimento de pertença à Igreja, homem de fé , homem de pé no chão e coração nas realidades sociais presentes nas celebrações , na proclamação da palavra e na catequese e na ação concreta em favor dos mais pobres e excluídos.   É preciso fazer a experiência com o Ressuscitado para sermos de fato, uma igreja em saída.

por: Diác José Wander Neves