Home | Publicação | Diácono Luciano Rocha Pinto fará lançamento de novo livro em janeiro de 2021

Compartilhe:

Diácono Luciano Rocha Pinto fará lançamento de novo livro em janeiro de 2021

09/12/2020

Diácono Luciano Rocha Pinto fará lançamento de novo livro em janeiro de 2021

O Diácono Luciano Rocha Pinto, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, CRD Leste 1, fará pela Editora Paulus o lançamento virtual de seu novo livro, "MINISTÉRIO DIACONAL: HISTÓRIA E TEOLOGIA" em janeiro de 2021, em data a ser marcada. Diácono Luciano é professor e pesquisador. Doutor em História, com pós doutorado em Teologia. Exerce o ministério diaconal na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

"Ministério Diaconal: história e teologia" pretende apontar alguns caminhos de reflexão sobre o diaconado em sua formação histórica e identidade teológica. A primeira parte do livro busca, assim, compreender o diaconado no tempo para lançar luzes no ministério diaconal de hoje. A segunda parte é dedicada às discussões teológicas: diaconia de Cristo, da palavra e da caridade; sua eclesiologia e sua missão no mundo atual.

Duas preocupações atravessam o trabalho. A primeira diz respeito ao lugar "ad intra" do ministério: suas funções, ocupações, relação com o presbitério e com os leigos. A segunda, "ad extra", com relação ao exercício ministerial no mundo. Qual a contribuição do diácono, enquanto ministro ordenado e profissional, clérigo e esposo/pai, neste mundo marcado pelo secularismo? Importa, sobretudo, identificar seus lugares de atuação no mundo.

O diaconado constitui, assim, um enriquecimento admirável para a missão da Igreja, como apóstolos das novas fronteiras. Interessa, por fim, analisar sua história e teologia, apontando alguns caminhos de reflexão ainda pouco explorados, como, por exemplo, as diaconias, como dimensão do exercício ministerial, mas, também como uma proposta de organização eclesial.

Para adquirir, após o lançamento, numa das livrarias Paulus ou pelo site da Paulus.