Home | Publicação | DIÁCONO LUCIANO SANTANA ASSESSOROU RETIRO DOS DIÁCONOS DA DIOCESE DE COROATÁ (MA)

Compartilhe:

DIÁCONO LUCIANO SANTANA ASSESSOROU RETIRO DOS DIÁCONOS DA DIOCESE DE COROATÁ (MA)

18/03/2024

DIÁCONO LUCIANO SANTANA ASSESSOROU RETIRO DOS DIÁCONOS DA DIOCESE DE COROATÁ (MA)

Nos dias 15 a 17 de março realizou-se o Retiro dos Diáconos da Diocese de Coroatá (MA), CRD Nordeste 5. O Retiro teve como tema " Diáconos, Discípulos Missionários num Igreja Sinodal", e foi assessorado pelo diácono Luciano Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), e Presidente da Comissão Regional dos Diáconos Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). 

O Bispo Diocesano Dom Sebastião Bandeira Coêlho acolheu os Diáconos e expressou a sua alegria pela presença de todos, convidando a cada um a fazer a experiência do Retiro de modo integral,  numa atitude de escuta,silêncio e profunda oração. Dom Sebastião ainda recordou que o Retiro é uma oportunidade de renovar a comunhão e unidade entre os diáconos e deles com o seu bispo. Acompanhou o retiro o Pe. Hélio Dias Barbosa, Assistente Eclesiástico para os Diáconos, expressando a comunhão e apoio dos Presbíteros para o Ministério Diaconal. O Diácono Francisco de Assis Teixeira da Costa, Presidente da Comissão Diocesana de Coroatá, acolheu a todos com muita alegria recordando que o Retiro anual dos diáconos é um importante instrumento de fortalecimento dos diáconos para o serviço na Igreja particular. 

Nas suas meditações o Diácono Luciano recordou que, pela ordenação diaconal, fomos configurados ao Cristo Servo e somos chamados a gerar na comunidade a corresponsabilidade no serviço aos pobres. O ministério diaconal é numa Igreja Sinodal o ministério da criatividade e da complementaridade dos dons e carismas. Somos chamados a  crescer na comunhão com o bispo e os presbíteros, nos colocando à serviço numa Igreja missionária, disse o diácono Luciano. 

Ao final do Retiro a esposa do Diácono Francisco de Assis, a senhora Eliane Maria (Dica), coordenadora Diocesana da Iniciação à Vida cristã, apresentou a programação do lazer dos diáconos e esposas e animou aos diáconos para incentivarem as esposas e aos filhos para estarem presentes neste importante momento. 
O Retiro se encerrou com a bênção e envio do Bispo Diocesano Dom Sebastião.

Colaboração: diácono Francisco de Assis Teixeira da Costa, Presidente da CDD de Coroatá (MA)