Home | Publicação | Diáconos da Diocese de Jundiaí assistem teleconferência sobre evangelizar no mundo conectado

Compartilhe:

Diáconos da Diocese de Jundiaí assistem teleconferência sobre evangelizar no mundo conectado

14/12/2020

Diáconos da Diocese de Jundiaí assistem teleconferência sobre evangelizar no mundo conectado

Foi o último encontro de formação do ano na Diocese de Jundiaí, o primeiro feito por via eletrônica, com mais de 35 participantes, incluindo esposas

Diácono Pedro Fávaro Jr.

A Comissão Diocesana de Diáconos (CDD) de Jundiaí promoveu, no sábado 12 de dezembro, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a primeira reunião geral de formação de diáconos e esposas feita por teleconferência, sob a presidência de Dom Vicente Costa e a coordenação do diácono Irvando Luiz Ferreira Silva, presidente da CDD. O tema foi "Como evangelizar no mundo conectado" e o palestrante padre Milton Rogério Vicente, responsável pelo jornal O Verbo, porta-voz da Diocese e diretor espiritual do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro. Participaram 35 diáconos, dos 70 na ativa, além de um número considerável de esposas.

Padre Milton destacou a importância da presença da Igreja nas redes sociais e no mundo das plataformas tecnológicas, mas advertiu que o protagonismo da evangelização só ocorre por obra do Espírito Santo e pelo testemunho fiel dos cristãos, sejam eles leigos, leigas ou clérigos – bispos, padres e diáconos.

"Nós não somos artistas falando para uma plateia", advertiu. "Nossa preocupação não deve ser com a audiência, com a plateia. Não estamos num palco. Nós anunciamos a vida, o perdão dos pecados, o amor incondicional de Jesus Cristo. E para além do anúncio desta boa notícia, do Evangelho, nossa fala, nossos posts e fotos, nossa presença no altar ou onde quer que seja precisa ratificar, dar testemunho daquilo que anunciamos. Se houver contradição, nossa comunicação é ineficaz, inútil", alertou lembrando que os cristãos são "cidadãos dos céus", responsáveis por tornar a vida no mundo melhor e mais justa, fazendo prevalecer a verdade, a paz e o amor.

"A preocupação dos bispos, padres e diáconos deve ser com o mandado de Jesus: 'Ide pois e fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo que vos ordenei'" (Mt 28,19.20a), explicou o sacerdote, exortando os diáconos a estudarem o documento “Instrução sobre a Conversão Pastoral da Comunidade a serviço da Missão Evangelizadora da Igreja”, da Congregação para o Clero do Vaticano.   

Dom Vicente apresentou e deu a palavra ao diácono Moacyr De Paula e à sua esposa Myriam, acolhidos recentemente na Diocese de Jundiaí, vindos de Caraguatatuba, onde foi ordenado Moacyr, que é médico. O diácono contou que é natural de Jundiaí e exerceu sua profissão na cidade até aposentar, quando mudou com a esposa para o Litoral Norte, onde viveram até recentemente. Ele e a esposa agradeceram a acolhida do bispo e dos irmãos de ministério e esposas, representados pela presidência da CDD. O diácono Moacyr deve atuar junto à Paróquia Frederico Ozanam e dom Vicente pensa em usar a experiência dele, na área médica, para aperfeiçoar os trabalhos da Capelania Hospitalar sob o comando de padre Clóvis Wilson Fontenla.

No final da reunião o presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos, diácono Irvando comentou: “A reunião foi ótima e com muito conteúdo sobre o tema. O número de participantes poderia ter sido maior, mas, como primeiro encontro virtual, foi uma experiência muito boa”.