DIÁCONOS DA DIOCESE DE OLIVEIRA REALIZARAM O RETIRO ANUAL
27/03/2025
Os Diáconos Permanentes da Diocese de Oliveira, Minas Gerais, realizaram o seu 3º Retiro, com o tema: “O sentido do diácono como servo”, tendo como pregador Dom Aloísio Vital, que proporcionou momentos de profunda espiritualidade e reflexão. Com sua experiência, testemunho e dedicação, o pregador ajudou diáconos em retiro a compreender ainda mais a missão diaconal. Dom Aloísio lembrou que “o retiro dos diáconos é uma oportunidade de parar, refletir, rezar e buscar no silêncio o entusiasmo e o ânimo para continuar a caminhada. É uma pausa restauradora, que deve acontecer todos os anos para renovar a condição de discípulos missionários nesta Igreja Sinodal”.
Durante o retiro, foi ressaltado que o diácono é chamado a servir a Igreja em três pilares fundamentais: Palavra, Liturgia e Caridade. Sua missão não é assumir sozinho todos os serviços, mas despertar e formar lideranças, integrar pessoas e fortalecer a comunidade. Como bem lembrou o pregador, “Para pegar o jeito de Jesus, precisamos conviver com Ele.” Houve também momentos de meditação, adoração e graça que marcaram profundamente essa experiência. No domingo, as esposas dos diáconos também participaram, reafirmando a importância da presença e do apoio dessas mulheres na missão do serviço diaconal.
“Agradecemos a Deus, ao nosso Bispo Dom Miguel Agnelo Freiras Ribeiro, ao Dom Aloísio, cujas palavras foram um verdadeiro combustível para nossa missão; ao Pe. Alisson, que com alegria e dedicação iniciou na Escola Diaconal, acompanhando-nos e motivando-nos, e aos 18 diáconos permanentes casados e três diáconos permanentes solteiros que participaram deste momento especial de espiritualidade e renovação”, o coordenador corpo diaconal.
Foto cedida