DIÁCONOS DE CAMPINA GRANDE (PB) REALIZARAM RETIRO ESPIRITUAL CANÔNICO
17/07/2024
Os Diáconos permanentes da Diocese de Campina Grande (PB) vivenciaram momentos de reflexão e espiritualidade durante seu retiro anual, realizado do dia 12 ao dia 14 de julho. O evento ocorreu no Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes, situado no bairro do Tambor em Campina Grande, reunindo todos os 30 diáconos que exercem sua missão no clero local.
O retiro foi marcado pela presença e orientação de Dom Osvino José Both, Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar, conhecido por suas palestras inspiradoras. Durante as atividades, Dom Osvino abordou temas profundos, como o amor incondicional de Deus e a importância de viver em comunhão espiritual, destacando a necessidade de uma ligação íntima com o divino em meio às tribulações da vida.
No primeiro dia, após a oração das completas, o pregador baseou sua mensagem no livro "DEUS OU NADA" do Cardeal Robert Sarah, ressaltando a centralidade do amor divino na vida dos fiéis. O sábado foi dedicado a palestras e meditações sobre temas variados, desde a fé dos ordenados até o plano salvífico de Deus, culminando com reflexões sobre o papel da Igreja na Diocese de Campina Grande.
O segundo dia, quatro palestras, seguidas de momentos de meditação individual foram realizadas tomando por base as seguintes temáticas: A primeira delas, “COMO SABEMOS ALGO Sobre DEUS?”, destacando que Deus sempre comunicou o seu amor , mesmo e apesar do pecado, dos murmúrios e revolta do povo (Ex 17, 1-7); na segunda temática do dia “OS ORDENADOS SÂO HOMENS DE FÉ” enfatizando que os fiéis buscam nos ordenados, um farol, uma luz, um homem de Deus que vive pela fé e a prática da palavra e ação servindo a todos com alegria interior. Um convite a dar uma reposta, à proposta de Deus.
No terceiro tema, apresentou o “PLANO SALVÍFICO DE DEUS” contemplando o IDE, o ser enviado em nome dele, apontando a sobretudo o ser diácono não como profissão, mas como uma graça de Deus que nos ama e nos quer inseridos em seu projeto. Já no final da tarde enfocou na quarta pregação do sábado: “A IGREJA NA DIOCESE DE CAMPINA GRANDE” pontuando que a Igreja não está somente congregada em torno de Cristo, mas unificada nele, e por ele, pois não há outro meio. “A Igreja de Jesus, que está aqui em Campina Grande, quanto mais se aproxima de Jesus, mais brilha, mais tem força”, citou Dom Osvino.
No turno da manhã esteve presente o padre Aparecido Camargo, Assistente Eclesiástico para os Diáconos permanentes, e a tarde o padre Adalberto, da Paróquia da Imaculada Conceição, que atendeu as confissões de todos os diáconos.
O segundo dia foi concluído com oração do terço, adoração ao Santíssimo e ainda mais uma pregação com o tema: “Ressurreição de Jesus”, ministrada por Dom Osvino que dicorreu sobre a ressurreição como ação do poder de Deus que introduz Jesus na esfera divina, e que o homem já encontrou para sempre espaço em Deus, a partir da ressurreição de Jesus. Após a palestra houve um momento de partilha.
No último dia do retiro, os diáconos participaram de uma última palestra sobre a proposta de Jesus, seguida pela celebração da Santa Missa presidida por Dom Osvino José Both, com assistência e participação dos diáconos permanentes, e familiares. O Diác. Wanderley Dantas (Presidente da Comissão Diocesana Diaconal) juntamente com os diáconos Marco Danillo (vice-presidente), Antonio Brito (tesoureiro) e Manassés Lima (secretário), agradeceram ao pregador, a todos os que serviram na colaboração do retiro, a atenção e incentivo do bispo diocesano Dom Dulcênio e todos os presentes pela participação de comunhão fraterna.
Com informações e fotos fornecidas por Diácono Marco Danillo.