Home | Publicação | DIÁCONOS DE MOSSORÓ REALIZARAM RETIRO CANÔNICO

Compartilhe:

DIÁCONOS DE MOSSORÓ REALIZARAM RETIRO CANÔNICO

07/03/2024

DIÁCONOS DE MOSSORÓ REALIZARAM RETIRO CANÔNICO

Os Diáconos Permanentes da Diocese de Mossoró, Rio Grande do Norte, realizaram o retiro canônico no último domingo, dia 3 de março de 2024, no Seminário Diocesano de Santa Terezinha, em Mossoró. O Seminário foi escolhido como local do retiro porque é o ambiente onde os jovens seminaristas fazem caminho para uma futura missão sacerdotal e simboliza acolhimento e caridade generosa típica da vocação diaconal. No ambiente, os diáconos permanentes se sentiram à vontade, com o silêncio para o deserto, a oração e a confiança de não estar sozinho, como aconteceu com Moisés, ao escutar a voz de Deus dizendo: "Eu estou com você" (cf. Ex 3,12).

O pregador do retiro foi Padre Philipe Villeneuve, que sugeriu dois desertos: um, lembrando o tempo quaresmal, olhando para o "sertão sofrido da humanidade", onde, com a missão de não fugir do sofrimento, convida a todos a viver a Quaresma como um tempo forte e propõe uma caminhada sem atropelos, nem pulos nas etapas do caminho. “Não podemos trocar o fim pelo começo; a chegada pelo caminho, pois no processo de conversão e descoberta da vocação, para se viver bem a Páscoa, devemos nos esforçar, antes, para viver bem a Quaresma”, exorou o Pe. Philipe.

Num segundo momento, ele propôs aos diáconos "tirar as sandálias dos pés" para fazerem uma experiência num lugar sem apetrechos, nem posses materiais, fazendo-os lembrar que tudo que realmente necessitamos e basta é aquilo que é vital, ou seja, somente Deus é vida, somente Deus liberta; “e mesmo que estejamos em caráter de vulnerabilidade, fragilizados pela fome e pela sede, chegará para nós, a providência divina”, exortou o pregador.

Depois, houve um momento formativo sobre o serviço do Diácono na Celebração Eucarística, conduzido Diácono Waldeir Dantas, que apresentou as normas contidas no Missal Romano acerca da Missa com a participação do Diácono. Ele também sugeriu formação permanente, a começar pelo documento 108 da CNBB que trata da Celebração da Palavra.

Durante o retiro os diáconos receberam a visita do novo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales. “Embora por pouco tempo, a conversa dele conosco foi muito proveitosa”, relataram os Diáconos. O Retiro foi concluído com a Missa do 3° domingo da Quaresma, no Santuário Santa Clara, recordando os momentos inesquecíveis vivenciados com Padre Sátiro.

Foto: Ciro Vinícius de Melo Costa