Home | Publicação | Diáconos e aspirantes de Campina Grande têm encontro formativo

Compartilhe:

Diáconos e aspirantes de Campina Grande têm encontro formativo

27/02/2023

Diáconos e aspirantes de Campina Grande têm encontro formativo

Um Encontro de Espiritualidade e Formação com presença dos Diáconos Permanentes, Aspirantes e esposas, da Diocese de Campina Grande, Paraíba, foi realizado no Centro Diocesano “Dom Luís Gonzaga Fernandes”, na manhã do último sábado, dia 25 de fevereiro de 2023. Começou com o acolhimento, feito pelo Diác. Ricardo Soares, Presidente da Comissão dos Diáconos Permanentes (CDD). Em seguida o Diác. Antônio Brito conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, com participação de todos os presentes, e a oração das laudes, conduzido pelo Diác. Marco Danillo.

O Diác. Ricardo Soares apresentou a pauta do dia e fez a leitura da programação anual 2023, em níveis de comissão, de diocese, província e regional. Também falou da alegria da comunidade diaconal com a presença dos aspirantes Anderson Ramalho, Francisco Castro e José Ancelmo. Eles receberão os ministérios de Acólito e Leitor no dia 19 de março de 2023, e a Ordenação Diaconal está agendada para o dia 1º de junho de 2023, na Catedral. As datas foram definidas pelo bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Depois de um breve intervalo, as esposas tiveram um momento específico de espiritualidade sobre a Quaresma e os diáconos e aspirantes tiveram um momento formativo com o Diác. Wanderley Dantas e Diác. Manoel Bezerra. Estes dois assessores participam, atualmente, do curso oferecido pelo INSTITUTO DE LITURGIA – UNICAP, em Recife/PE, sobre a prática litúrgico-celebrativa para diáconos. O curso fornece aos diáconos uma formação para a prática de seu ministério litúrgico, partindo do modelo típico que é a relação ministerial entre o diácono e bispo, buscando habilitar os diáconos para o bom desempenho das suas funções nas diversas celebrações litúrgicas em que atua. Os diáconos Wanderley e Manoel se revezaram na abordagem do tema e darão continuidade a formação de forma online para os diáconos da Diocese de Campina Grande.

Concluindo a programação, o Diác. Anchieta Araújo falou em nome do grupo fazendo uma avaliando do encontro, abrindo espaço para os demais diáconos e fez um agradecimento especial ao Diác. José Leite, que está sendo transferido para João Pessoa (Arquidiocese da Paraíba).

Texto e fotos: Diác. Marco Danillo