Home | Publicação | DIÁCONOS E ESPOSAS DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR) FAZEM RETIRO CANÔNICO ANUAL

Compartilhe:

DIÁCONOS E ESPOSAS DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR) FAZEM RETIRO CANÔNICO ANUAL

20/11/2022

DIÁCONOS E ESPOSAS DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR) FAZEM RETIRO CANÔNICO ANUAL

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2022, diáconos permanentes e respectivas esposas, da Arquidiocese de Londrina (PR), fizeram o Retiro Espiritual Canônico Anual. Os momentos de formação e espiritualidade foram conduzidos por dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar de Vitória (ES), sobre o tema: “O caminho de discipulado missionário, sobre a comunidade e a missão”. Ao todo participaram 64 diáconos e 21 esposas.

“O ponto de partida é reconhecer, a partir do capítulo 13 de Mateus, a diferença daquele que se torna discípulo e aquele que ainda está escutando o Mestre, está na multidão, e a necessidade de fazer esse passo no caminho do discipulado, um caminho que nos leva para dentro da própria comunidade com tudo aquilo que a comunidade tem dos dons e dos carismas próprios do espírito”, explicou dom Andherson, que é mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

O bispo conduziu a reflexão com passagens bíblicas a partir da realidade de cada diácono. Temas como chamado, intimidade com o Mestre, comunidade, Palavra de Deus e o serviço estiveram entre os abordados por dom Andherson ao longo do encontro, que contou com momentos de silêncio e oração pessoal. “Mais do que nós falarmos, a Palavra de Deus deve falar. Aquilo que nós estamos vendo hoje no Sínodo. O Papa fala do Espírito que nos fala e nos fala por meio da Palavra e por isso essa escuta atenta, localizada, historicamente situada. Ou seja, localizada na comunidade de cada um, no ministério de cada um. Historicamente situada, ou seja, neste momento em que estamos. É extremamente importante sabermos para onde vamos e como devemos exercer o ministério, no caso deles, como diáconos e obviamente suas família”, destaca.

Dom Andherson compara o momento de retiro com  a passagem da transfiguração de Jesus, acompanhado de seus três amigos mais próximos, Pedro, Tiago e João. “Subir a montanha sagrada, ali o Senhor se transfigura, nos fala ao coração, faz o chamado, nos envia de novo para a missão, nos alimenta com a Palavra. Então subir a montanha sagrada, retirar-se, é fundamental, principalmente numa situação como esta que nós vivemos cheios de demandas, porque, se não fizermos, nós seremos absorvidos e vamos acabar nos perdendo naquilo que é a demanda do dia a dia, principalmente dentro da própria Igreja.”

Por fim, dom Andherson pede a todos que rezem por ele. “Em todos os lugares, todas as comunidades maiores ou menores onde eu vou, eu peço sempre, por favor rezem por mim. Não gastem muito tempo com este irmão bispo de vocês, mas falando meu nome diante de Deus, com certeza Ele sabe o que eu preciso”, conclui dom Andherson.

Pascom Arquidiocesana de Londrina (PR)

Fotos: Diácono Anderson Sadamo Okada