Home | Publicação | DIÁCONOS E ESPOSAS DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE (RS) REALIZARAM O RETIRO ANUAL CANÔNICO

Compartilhe:

DIÁCONOS E ESPOSAS DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE (RS) REALIZARAM O RETIRO ANUAL CANÔNICO

14/11/2023

DIÁCONOS E ESPOSAS DA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE (RS) REALIZARAM O RETIRO ANUAL CANÔNICO

No último final de semana, dias 10, 11 e 12 de novembro aconteceu no Seminário São José, em Gravataí (rs), o retiro anual dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Porto Alegre juntamente com suas esposas.

A direção espiritual para os Diáconos foi dada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Juarez Albino Destro, enquanto que as esposas tiveram reflexões conduzidas pela psicopedagoga Patrícia Teixeira e por Vanessa Fraga, radialista da Rádio Aliança e estudante de psicologia. Ambas deixaram as esposas muito à vontade, com sensibilidade, fazendo com que partilhassem suas experiências como esposas de diáconos, em família, vida de oração e participação na comunidade.

Dom Juarez conduziu a espiritualidade sobre a leitura orante da Palavra, com reflexões e práticas, fazendo com que todos se sentissem à vontade, mas também a saírem de sua zona de conforto.  As esposas foram muito participativas, dando seus testemunhos e se integraram de forma muito especial, formando um lindo coral que animou tanto nas celebrações, quanto nos momentos de intervalo.

No sábado (11), a missa foi presidida por Dom Juarez e no domingo (12) pelo Padre José Flach, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. A Adoração ao Santíssimo foi conduzida pelo grupo de esposas e presidida pelo Diácono Claimar.  As orações da Liturgia das Horas e oração do Terço Mariano foram conduzidas pelos Diáconos organizados por vicariatos.

O retiro teve o apoio de um grupo de fiéis do Santuário São Cristóvão de Canoas (RS), que ficou encarregado da preparação das refeições, muito elogiados por todos. O retiro foi momento de oração, de graça, aprofundamento na Palavra, adoração ao Santíssimo e também de convivência e partilha fraternal entre todos, aumentando a unidade entre todos.

Fonte: https://www.arquipoa.com/

Colaboração no texto do diácono Walter Branchies Jr.