Home | Publicação | DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE PARNAÍBA (PI) REALIZAM ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE E FORMAÇÃO

Compartilhe:

DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE PARNAÍBA (PI) REALIZAM ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE E FORMAÇÃO

07/12/2022

DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE PARNAÍBA (PI) REALIZAM ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE E FORMAÇÃO

Os Diáconos permanentes e esposas, da Diocese de Parnaíba (PI) realizaram Encontro de Espiritualidade e Formação nos dias 03 e 04 de dezembro, no  Centro Pastoral Sagrada Família, em Parnaíba. Participaram 23 diáconos e 14 esposas, com a presença de Dom Juarez Souza da Silva, Bispo Diocesano de Parnaíba. A  oração inicial foi o terço rezado pelos filhos.

Após a acolhida, feita pelos diáconos Ed Ary Rocha e Apolinário Cunha, fez uso da palavra Dom Juarez, que falou a respeito  dos novos discernimentos em relação aos diáconos, manifestando abertura para articulação com as novas áreas diaconais, tanto territoriais, quanto de ações específicas (universitária, sobriedade, saúde, etc). Os diáconos responsáveis pelos setores, fizeram uma partilha de suas experiências.  

Dom Juarez também fez uma avaliação das áreas diaconais implantadas e agradeceu a eficácia dos trabalhos realizados, bem como dos  resultados alcançados, enfatizando o fato de que os diáconos não são mini-padres e nem super-leigos, mas ordenados para exercer seu ministério específico. O bispo concluiu falando das renovações das provisões dos diáconos. As atividades do sábado foram encerrada com um jantar de confraternização. A CDD entregou ao senhor bispo o Diretório para o Diaconado Permanente da Diocese de Parnaíba.

No domingo, após a Oração das Laudes e café da manhã, o padre João Maria Araújo ministro a formação sobre as Exéquias, enfocando o enfrentamento da morte e do luto. Logo em seguida, os diáconos Apolinário Cunha, Raimundo Nascimento e Roberto Fernandez, participantes do 18⁰ Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido de 11 a 15 de novembro em Recife (PE), com o tema " Pão em todas as mesas ", fizeram o repasse aos presentes, gerando interesse e unidade entre todos. As esposas participaram de uma espiritualidade promovida pelo movimento Focolare. Alcioneide Lopes, a Lieta, foi a dirigente nesse momento. O Encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Padre João Maria.

Colaboração: Diáconos Ed Ary Rocha e Apolinário Cunha.