Home | Publicação | DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) PARTICIPAM DE RETIRO QUARESMAL CANÔNICO

Compartilhe:

DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) PARTICIPAM DE RETIRO QUARESMAL CANÔNICO

13/03/2023

DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) PARTICIPAM DE RETIRO QUARESMAL CANÔNICO

Entre os dias 10 e 12 de março de 2023, 32 diáconos permanentes e 19 esposas participaram do Retiro Canônico, promovido pela Comissão Diocesana de Diáconos da Diocese de São José dos Pinhais (PR). O retiro aconteceu na Casa de Retiros Nossa Senhora do Amparo, em Colônia Marcelino, São José dos Pinhais – casa que é administrada pela Metropolia Católica Ucraniana São João Batista.

O retiro teve como lema “Cheios do Espírito Santo para servir” (cf. At 6,3) e foi orientado pelo casal diácono Miguel e Rosana Rigoni, da Arquidiocese de Curitiba (PR), e contou com a abertura do padre Paulo Sgaraboto, referencial dos diáconos da Diocese.

Para o casal coordenador diocesano, diácono Nilceu Bim e Neusa, "o retiro foi um momento de fortalecimento da vocação", destacando a fala dos pregadores sobre o “duplo sim”, ou seja, o duplo sim sacramental do diácono (sacramento do Matrimônio e Ordem) e o duplo sim da esposa (no Matrimônio e no aceite da Ordenação do marido). Para diácono Nilceu e Neusa, o “duplo sim” do casal deve ser renovado para fortalecer a caminhada em vista do serviço do Reino.

No encerramento, os diáconos e esposas participaram da Divina Liturgia de São João Crisóstomo no Domingo da Cruz (III Domingo da Quaresma para os católicos-ucranianos de rito bizantino), presidida pelo padre Neomir Gasperin, pároco da Igreja Santíssima Trindade (anexa à Casa de Retiros) e teve a assistência do diácono João Basniak (diácono ucraniano).

Texto: Diácono Márcio José Pelinski / Foto: Diácono Haldhessir da Silva