DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE TUBARÃO (SC) REALIZARAM RETIRO ANUAL
27/10/2023
A Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD), da Diocese de Tubarão (SC), realizou nos dias 20 a 22 de outubro de 2023, na Província do Coração de Jesus, em Florianópolis (SC), o Retiro Anual Canônico dos Diáconos, candidatos ao diaconado e suas esposas. Os pregadores do retiro foram os casais: diácono Eliomar Vitti, presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Regional Sul IV (CRD), com a esposa Rosi de Almeida Burg Vitti e o diácono Vanderlei Smaniotto, com a sua esposa Lindomara Barbosa Smaniotto. Ambos pertencem à Paróquia Santíssimo Sacramento, da cidade catarinense de Itajaí.
Participaram como orientadores espirituais o Padre Auricélio Costa, membro da Comissão Diocesana dos Diáconos da Diocese de Tubarão e o Padre Valter Maurício Goedert, que foi Diretor da Escola Diaconal São Francisco de Assis da Arquidiocese de Florianópolis até 2022. Dom Adilson Pedro Busin, Bispo da Diocese de Tubarão, na impossibilidade de se fazer presente por conta de sua agenda, enviou um vídeo saudando os participantes, e os motivou pelo bonito ministério diaconal. Apresentou a Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, Virgem e Mártir da Diocese, cujo aniversário de Beatificação ocorreu no dia 20 de outubro, como modelo de fé e intercessora constante. Concluiu sua mensagem deixando suas orações e bênçãos.
Belíssimos temas foram abordados, dentre eles: ‘O diaconado no pensamento do Papa Francisco’, ‘Lições da Fratelli Tutti’, ‘Dom da piedade no Diaconado’, ‘Os cômodos da casa’, “Como me vejo’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Nossos cinco sentidos’, ‘O sentido da vida’ e ‘Ano Vocacional’. Importantes momentos celebrativos fizeram parte da programação: Celebração da Palavra presidida pelo diácono Eliomar, momento penitencial (lucernário) conduzido pelo diácono Vanderlei, preparação para o Sacramento da Confissão, Adoração e Bênção do Santíssimo. Todos os dias houve celebração da Santa Missa. Foi um ótimo retiro, com boa participação e excelente avaliação. O retiro se encerrou com a Missa, presidida pelo Padre Valter e, em seguida, houve o almoço e confraternização.
Colaboração: Diácono Simão dos Santos Ferreira - Diocese de Tubarão (SC)