Home | Publicação | DIÁCONOS PERMANENTES E CANDIDATOS DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA (DF) CELEBRAM JUBILEU COMO PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Compartilhe:

DIÁCONOS PERMANENTES E CANDIDATOS DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA (DF) CELEBRAM JUBILEU COMO PEREGRINOS DE ESPERANÇA

12/08/2025

DIÁCONOS PERMANENTES E CANDIDATOS DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA (DF) CELEBRAM JUBILEU COMO PEREGRINOS DE ESPERANÇA

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Brasília (DF) foi o ponto alto das comemorações pelo Jubileu dos Diáconos, celebrado neste domingo, 10 de agosto, como parte do Ano Jubilar da Igreja Católica Peregrinos da Esperança. A memória de São Lourenço, diácono e mártir, inspirou o encontro e recordou aos participantes a coragem e a entrega que marcam este ministério.

Atualmente, a Arquidiocese de Brasília conta com 92 diáconos permanentes, que exercem seu ministério nas mais diversas comunidades, e com 88 candidatos em formação na Escola Diaconal Santo Estêvão. Representantes desses dois grupos participaram do Jubileu e testemunharam a alegria de servir à Palavra, ao Altar e à Caridade.

O momento de confraternização e oração começou em frente à Cúria Metropolitana, onde diáconos e candidatos se reuniram em espírito de comunhão. De lá, seguiram em procissão até a Catedral e expressaram publicamente sua missão de anunciar o Evangelho e servir nas necessidades pastorais e sociais da Igreja. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, que destacou a vocação diaconal como sinal concreto da presença de Cristo Servo no mundo.

O Jubileu dos Diáconos reforçou a importância deste ministério na vida da Igreja e recordou que, à semelhança de São Lourenço, o diácono é chamado a viver a fidelidade, a coragem e a entrega total a Cristo, servindo com humildade e amor nas realidades onde a Igreja está presente.

* Fonte: https://arqbrasilia.com.br/