DIÁCONOS PERMANENTES E ESPOSAS, DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA, REALIZARAM RETIRO ANUAL CANÔNICO
24/07/2025
Com o tema “A Mística da Diaconia na Igreja e no mundo atual", 114 Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Curitiba com as respectivas esposas, participaram do Retiro Anual Canônico nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2025, que aconteceu na Casa de Retiros Santo Antônio, administrada pelos Freis Capuchinos, em Almirante Tamandaré (PR). Um grande momento de espiritualidade e serviço, ofertado em 3 tempos diferentes, para que cada diácono escolhesse a melhor data, porém, mantendo-se sempre o tema e dinâmica em todos os retiros, sempre com o início na sexta feira, finalizando no domingo.
O tema “A Mística da Diaconia na Igreja e no mundo atual”, foi assessorado pelo Profº Drº padre Elias Wolff, catedrático da PUC-PR, sacerdote da Diocese de Lages (SC), que levou os participantes a refletir, meditar e entender a mística da diaconia, da disponibilidade para estar abertos à graça de Deus e sair da superficialidade, pois os diáconos permanentes são ordenados para o serviço, levando-os a questionar: “o que mundo espera de mim? Como o Espírito de Deus, se expressa através do meu espírito?”. Também, como contemplar Deus, nas cidades, no próximo, no mundo e identificá-Lo no ordinário da vida e ministério.
A Arquidiocese de Curitiba, é composta por 131 Diáconos, e o Retiro contou com uma participação de 84%, nos três tempos proposto dos retiros. A diferença está dividida entre os irmãos idosos, enfermos e alguns que farão retiro individual, por questões profissionais.
“Contemplar Jesus na vida matrimonial, paternal, ministerial e social, e viver a liturgia de acordo com cada uma destas situações”.
* Colaboração: Diácono Luiz Carlos de Jesus - 1º Secretário da CAD - Curitiba