Home | Publicação | DIÁCONOS PERMANENTES E ESPOSAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR)

Compartilhe:

DIÁCONOS PERMANENTES E ESPOSAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR)

08/08/2023

DIÁCONOS PERMANENTES E ESPOSAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR)

Os diáconos permanentes da Arquidiocese de Londrina e suas respectivas esposas participaram nos dias 21, 22 e 23 de julho, do Retiro Anual Canônico. O Retiro foi assessorado pelo padre Alexandre Boratti Favretto, da Diocese de Limeira (SP) que trabalhou o tema "Teologia da Graça e sua atualização pastoral". O evento aconteceu no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo, de Londrina.

A formação foi baseada em seis pontos fundamentais da Teologia da Graça: 1) noções fundamentais, 2) fundamentação bíblica (Antigo e Novo Testamento), 3) extra-ecclesiam (existe salvação fora da Igreja), 4) universalidade da graça, 5) diálogo intra e extra-ecclesiam e 6) a presença da religião nos novos espaços (mídias sociais). “Percebemos que a graça é relação, encontro com Deus. Deus está presente em tudo, não nos obriga a nada, mas nos chama a ser como Ele, assim Ele se autocomunica intensamente conosco. Ele nos interpela para nossa abertura à sua graça” comentou padre Alexandre. O assessor destacou ainda "que Deus não desiste de nós, está sempre nos convidando a abrir o coração a Ele".

O retiro também contou com outros momentos, como a Santa Missa, Liturgia das Horas, refeições, partilha dos trabalhos pastorais e no sábado à noite, um momento somente de conversa sobre as luzes e sombras do Diaconato Permanente, quando os diáconos puderam partilhar sobre as vivências em suas comunidades.

Fonte: Pascom Arquidiocesana de Londrina (PR)